Inaugurado terceiro colégio estadual em Rio Verde

A dona de casa Dozilia Martins da Silva, 53 anos, conta que se emocionou muito ao efetivar a matrícula escolar de seu filho Paulo Roberto, de 13 anos, no Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, em Rio Verde, no Sudoeste goiano. “Chorei muito, numa mistura de felicidade e gratidão”, revela.

Naturalmente, é possível justificar os sentimentos de Dozilia, que diz ter orado bastante para que esse momento chegasse: “Quando eu passava na porta da escola em construção, eu rogava à Deus que Ele abençoasse a obra do Governo de Goiás”, ressalta.

E assim foi feito. Dozilia se prepara para participar do primeiro dia de aula de Paulo Roberto em 2022, previsto para 31 de janeiro. “Quero acompanhar meu filho, pois é a realização de um sonho! Temos pertinho de nós uma escola novinha, de qualidade e que pode transformar o futuro de nossos filhos”, observa.

Afora isso, a dona de casa diz que a proximidade do colégio vai beneficiar o orçamento familiar. “Vamos economizar as despesas que a gente tinha com o transporte escolar particular, que agora seria de R$ 250 por mês”, destaca.

Então, Paulo Roberto poderá ir à escola caminhando, já que o colégio fica a exatamente 900 metros do portão de sua casa. “Minha mãe disse que vai comprar uma bicicleta para eu ir estudar. Agradeço muito a ela por me matricular nessa nova escola. Vou recompensar todo esse esforço”, afirmou.

“Com o dinheiro que vamos economizar, podemos comprar uma boa bicicleta para o Paulo Roberto”, confirma a mãe, que mora em Rio Verde há 50 anos. Dozilia faz questão de agradecer ao governador Ronaldo Caiado e à secretária Fátima Gavioli pela grande obra. “As famílias e crianças de nossa cidade foram abençoadas com a decisão do governo estadual de investir cada vez mais na educação”, acrescenta.

Quase mil vagas

O Governo de Goiás investiu cerca de R$ 7,5 milhões na construção do Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo para abrir 900 vagas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio na região Norte da cidade de Rio Verde, no Residencial Arco-Íris.

A unidade escolar Padrão Século XXI conta com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, sala para o grêmio, sala de professores, sala de coordenador, sala do diretor, decretaria, banheiro para funcionários, pátio coberto, cozinha com área de serviço, sanitários, sanitários PCD (Pessoa com Deficiência), quadra poliesportiva coberta, vestiários, estacionamento e pátio.

A escola também ganhou um laboratório de Tecnologia, por meio do Projeto Include, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), uma parceria com o Instituto Campus Party, que visa inserir jovens nos ambientes digitais, levar o conhecimento de novas tecnologias e abrir oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho.

Perto da comunidade

A professora Maria Aparecida de Freitas, gestora da escola, afirma que a inauguração atende antigas reivindicações dos moradores do Residencial Arco-Íris e bairros próximos. “A população local estava carente de uma escola mais perto de suas casas e o acesso ao Ensino Médio também ganha espaço”, diz ela.

A estudante Ana Júlia, 11 anos, ficou muito feliz em poder estudar em uma escola nova e muito bem equipada. “Viemos fazer a matrícula de minha filha, que vai estudar bem perto de casa, em um ambiente novo, moderno e acessível. É um presente que o Governo de Goiás oferece para a população de Rio Verde”, afirma o pai dela, João Batista de Souza Júnior. “Estou encantada com tudo o que esse colégio pode nos oferecer”, ressaltou Ana Júlia.

Educação valorizada

O nome do Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo reconhece a história de um dos pioneiros de Rio Verde, mais conhecido no município como Nenzinho Veloso. Filho de João Batista do Carmo e Carolina Maria da Silveira, Eurico Veloso do Carmo nasceu em 23 de abril de 1919.

Empresário, casado com Odete Pereira Velloso, com quem teve os filhos Norma, Nelson e Wilma, Nenzinho Veloso dedicou 32 anos de sua vida à política: foi vereador de Rio Verde por três legislaturas, prefeito por duas vezes e deputado estadual por Goiás também por duas legislaturas.

O homenageado foi um grande entusiasta da educação, construindo, durante seus mandatos como prefeito de Rio Verde, várias unidades escolares, praticamente uma em cada um dos bairros do município. Conseguiu, ainda, junto ao Ministério da Educação (MEC), levar para o município seis cursos de Ensino Superior nas mais diversas áreas do saber: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, sendo que a Faculdade de Filosofia, posteriormente, foi transformada na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv).