Crer recebe visita técnica do Saúde em Nossas Mãos, do Proadi-SUS

Equipe do Hospital Moinho dos Ventos observa procedimento realizado na unidade do Governo de Goiás. Pelo projeto, a UTI do Crer passa a ser acompanhada, até 2023, por profissionais do Moinho de Ventos (Foto: Rafaela Bernardes/Agir)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu, nesta quinta-feira (27), visita técnica virtual do Projeto Saúde em Nossas Mãos, desenvolvido pelo Hospital Moinho dos Ventos, de Porto Alegre (RS). O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. Além unidade do Governo de Goiás, outros 203 hospitais do País participam do Programa.

Com foco na assistência em saúde ofertada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais selecionados, o objetivo do projeto é melhorar a segurança dos pacientes com a implementação de práticas de prevenção de infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais.

Em outubro de 2021, o Hospital Moinho dos Ventos realizou a primeira visita técnica do projeto na UTI do Crer, onde os profissionais conheceram a estrutura e os processos praticados. Agora, os tutores analisaram as ações de melhoria implementadas pela equipe do Crer diante do diagnóstico apresentado no primeiro encontro.

“Esse olhar externo ao nosso serviço é enriquecedor. Diante das oportunidades de melhoria apontadas na primeira visita, implementamos ciclos de PDSA nos nossos processos. Os resultados foram muito positivos. Já registramos melhoria nos nossos indicadores e diminuição nas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras)”, explicou a enfermeira referência da UTI do Crer e líder do Projeto Saúde em Nossas Mãos, Ludmila Gomes dos Santos Oliveira.

Após o encontro, a equipe do Moinho dos Ventos realizou feedback com os profissionais da instituição. “Durante um momento com os gestores do Proadi/UTI do Crer, recebemos um ‘feedback’ sobre o desempenho do nosso time. E o que ouvi foi fantástico. Nosso time tem entregas e desempenho muito acima da média, se destacando entre as dezenas de equipes de todo o Brasil. Equipe qualificada cujo trabalho beneficia incontáveis vidas. Destacam-se a qualidade, interação e participação do time como um todo, formando uma verdadeira equipe multiprofissional”, comemorou o diretor técnico do Crer, Ciro Bruno Silveira Costa.

Com o projeto, a UTI do Crer passa a ser acompanhada, até 2023, por profissionais do Moinho de Ventos. Além das visitas técnicas, são realizados também encontros regionais com outros hospitais selecionados, sessões de aprendizagem presencial e apoio contínuo à distância.