Bebês recebem Diploma de Sucesso na alta hospitalar

Colaboradoras do HEMNSL entregam bebê e diploma para a mãe, Cândida de Carvalho

Os pequenos pacientes da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) são motivos de dedicação de toda a equipe de profissionais que trabalham no setor. Os colaboradores não medem esforços para proporcionar uma boa recuperação aos recém-nascidos. A maioria dos recém-nascidos internados na Ucin nasceu prematura, com baixo peso e  necessita de assistência contínua. É uma luta diária pela vida.

Pela empatia com a aflição e ansiedade dos pais para poderem levar seus filhos para casa, a equipe da Ucin entrega o Diploma de Sucesso, na alta hospitalar. Segundo a coordenadora de enfermagem da unidade do Governo de Goiás, Paula Motta, essa é uma forma de comemorar uma etapa vencida. “O certificado tem o objetivo de celebrar a vitória desses bebês na luta pela vida e homenagear os pais”, destaca.

Angústia e ansiedade
Com a internação, o contato dos familiares fica restrito, causando angústia e ansiedade. Uma dessas mães é a designer de unhas Cândida de Carvalho, de 38 anos. Ela deu à luz a seu terceiro filho em 14 de janeiro. Isaac nasceu com de m 36 semanas e, por causa do baixo peso (1,560 kg), teve que ficar internado na Ucin. Na quarta-feira (26 /1), o bebê recebeu alta hospitalar, pesando 1,850 kg.

“Não tenho palavras para explicar meu sentimento. Estou feliz demais. Durante todo esse período de internação, visitava meu filho, pegava no colo, amamentava e esperava por esse momento. Esse diploma é uma conquista. Agradeço a toda equipe, de coração, pela atenção e carinho dispensados ao meu filho e a mim”, falou Cândida, emocionada.

Outra mãezinha que passou pela mesma situação foi Weila Jesuíno. A estudante de 17 anos ganhou Enzo – seu primeiro filho –, com 37 semanas. Devido ao baixo peso (1,655 kg), o recém-nascido também teve de ficar na Ucin. A estudante ia todos os dias na maternidade visitar e amamentar seu filho.

A vovó de Enzo, Leila da Silva, fez questão de acompanhar a filha e o neto na hora da alta hospitalar. “É maravilhoso poder levar meu neto para casa”, disse Leila. “Agora é só felicidade. Enzo ficou 11 dias internado e foi muito bem cuidado. Agradeço a toda equipe de profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, sempre atenciosos. Sou muito grata”, disse Weila.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH