Equipes da Seduc apresentam proposta de novo programa de alfabetização à primeira-dama

Reunião foi realizada por vídeoconferência, na última quarta-feira (Foto: Seduc)

Equipes da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e da Associação Bem Comum participaram, na manhã desta quarta-feira (24/3), de uma reunião com a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de implantação de um novo programa de alfabetização em regime de colaboração no Estado de Goiás.

Lideradas pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e pelo diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, as equipes demonstraram as principais metas e objetivos do novo programa.

“A nossa missão é alfabetizar. Esse é um direito de todas as crianças de Goiás!”, afirmou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, durante a apresentação. De acordo com ela, a principal missão do programa será alfabetizar as crianças na idade certa, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, reduzindo a defasagem escolar.

“É essa alfabetização lá na base que vai garantir a erradicação do analfabetismo. Quando a gente não consegue alfabetizar na base, isso gera problemas em toda a Educação do indivíduo”, ressaltou a superintendente.

Diálogo com os municípios

Durante a audiência, a secretária da Educação de Goiás solicitou o apoio da primeira-dama do Estado no estabelecimento do diálogo com os municípios. Para Fátima Gavioli, o trabalho de articulação que já é feito por Gracinha Caiado junto às primeiras-damas municipais facilitará a apresentação do programa de alfabetização e possibilitará o engajamento das prefeituras em prol do estabelecimento do regime de colaboração.

“Meu papel é ser facilitadora para que as coisas nesse Estado caminhem, em especial para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, reforçou a primeira-dama.

Segundo ela, essa atuação conjunta entre Estado e municípios tem sido essencial para a execução das ações do Governo de Goiás, vez que ambos têm o objetivo de atender às necessidades dos cidadãos.

Melhorias nos índices

De modo a justificar a implantação do novo programa, Veveu Arruda apresentou alguns dos dados da alfabetização em Goiás. O ex-prefeito de Sobral, no estado de Ceará, exibiu dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) realizada em 2016 e que indicou que cerca de 50% das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental não sabiam ler e escrever. “E elas estão dentro da sala de aula”, ressaltou.

Veveu Arruda também chamou atenção para os níveis de alfabetização das crianças do Estado que, também no ano 2016, variava entre o básico e o adequado. “Observe que no Estado a gente tem municípios com o nível adequado, que é suficiente, mas não é o desejável. Isso significa que esses estudantes não têm a capacidade de interpretação”, afirmou o diretor-executivo da Associação Bem Comum.

Para Arruda, esse problema registrado no ano de 2016 será agravado pela situação de pandemia no Brasil, momento no qual as escolas enfrentam dificuldades para a alfabetização dos estudantes. “Goiás é exemplo no Ensino Médio. Ocorre que vai chegar um momento em que todos os esforços focados no Ensino Médio não serão suficientes, vez que o aluno já vem com deficiências do Ensino Fundamental”, alertou Arruda.

Segundo o ex-prefeito de Sobral é essencial que a rede estadual de Educação estabeleça esse diálogo e some as estratégias com os municípios, garantindo a alfabetização adequada das crianças ainda nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Encontro com os líderes municipais

Na próxima sexta-feira, 26/03, a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e a equipe da Associação Bem Comum participarão do evento on-line “O Regime de Colaboração e o Fortalecimento do Processo de Ensino-Aprendizagem no Território Goiano”.

O encontro, promovido pela Seduc, abordará a importância da colaboração entre Estado e municípios no âmbito da Educação. O evento será transmitido no canal da Seduc no YouTube, a partir das 15 horas.