Grace Carvalho abre saraus virtuais de carnaval no HGG
Neste mês de fevereiro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi preparou uma programação especial de carnaval, com sambistas parceiros do HGG. Nesta quinta-feira (3/1), a primeira artista a se apresentar de forma virtual é a cantora Grace Carvalho, que é voluntária do projeto Sarau do HGG desde 2015. O show ocorrerá a partir das 17 horas, para pacientes, acompanhantes e profissionais, transmitido por meio das caixas de som e por aplicativo de mensagens do público da unidade do Governo de Goiás.
Grace Carvalho começou sua carreira musical em 1999, quando estudava teatro na então Universidade Católica de Goiás (UCG). Estudou canto na Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi aluna do violinista Guinga e da cantora Fátima Guedes, em Brasília. Na capital federal, cantou com a Big Band do Teatro Nacional de Brasília. Em Goiânia, sua trajetória foi marcada inicialmente por um repertório de MPB. Mas, em 2005, Grace Carvalho se apaixonou pelo samba e tornou-se especialista do gênero na capital.
A artista fez apresentações em bares e restaurantes de Goiânia, Brasília e no interior do Estado, além de ter participado de uma série de festivais na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Após ter reconhecimento nacional, com o lançamento de “Caminhante”, seu primeiro álbum, em 2009, fez apresentações em Paris, Barcelona e Londres. Em 2012, foi semifinalista do programa The Voice Brasil, da Rede Globo.
Grace conta ainda, em sua trajetória, com a participação no espetáculo No Singular, da Quasar Cia. de Dança, e foi finalista do concurso Novos Bambas dos Velhos Sambas, no icônico bar Carioca da Gema, na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. Foi na capital fluminense, inclusive, que a cantora gravou seu segundo álbum, totalmente dedicado ao samba e produzido pelo violinista Rogério Caetano.
Oficialmente lançado em 5 de agosto de 2013, o Sarau foi o primeiro projeto de humanização implantado no HGG, unidade de saúde administrada pelo Instituto de Desenvolvimento tecnológico e Humano (Idtech). Em seu oitavo ano, já se consolidou como um projeto que une o incentivo à cultura, o estímulo à produção musical regional e a promoção do bem-estar por meio da música.