Crer realiza 6,9 mil exames na testagem ampliada de Covid-19
Com atendimento gratuito e aberto a toda a população, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, realizou de 17 a 29 de janeiro, 6.939 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19. Desse total, 34% foram reagentes ao vírus e 66% testaram negativo para a doença.
Integrando a força tarefa da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) para a testagem ampliada dos goianos, a instituição montou uma estrutura de atendimento à população na sua quadra poliesportiva. Para atendimento, o usuário era conduzido em um fluxo – definido, executado e analisado diariamente pela equipe de profissionais do Crer – que contemplava distribuição de senha, cadastro, coleta de material, resultado do exame e atendimento médico, em caso de resultado reagente.
“Diante da urgência da testagem em massa da população do Estado, o Crer se mobilizou para garantir que o atendimento ao usuário acontecesse de forma ágil e organizada. Nosso compromisso é com a promoção da saúde e com o propósito da instituição, que é cuidar de vidas”, ressaltou o diretor Administrativo e Financeiro do Crer, Paulo César Alves Pereira.
José Divino Noronha, de 60 anos, entrou na estatística dos que testaram negativo para o vírus. Com sintomas gripais, ele fez questão de procurar a unidade de saúde para realizar o exame. “Eu precisava me certificar de que estava bem, para continuar em meu convívio familiar. Vim ao Crer e recebi um atendimento digno de reconhecimento e elogios”, disse.
“A estratégia de realizar a testagem em massa na população, com foco no diagnóstico precoce, combinado ao isolamento social dos casos identificados e seus contactantes, tem sido indicada como uma das medidas mais eficientes de controle da pandemia em vários países. Portanto, juntos fizemos parte do movimento que está ajudando no enfrentamento à Covid no Estado. Obrigada a todos que contribuíram e trabalharam por dias melhores”, ressaltou a gerente da Qualidade do Crer, Josenei Skorek.
Com aproximadamente 7 mil exames realizados, o Crer foi o segundo hospital da rede pública estadual que mais realizou testes rápidos na população. O resultado foi enaltecido pela Direção do hospital. “O sucesso da atuação do Crer na campanha de testagem em massa da população se dá graças à competência, comprometimento, altruísmo e empatia da equipe de profissionais do hospital, que em nenhum momento se furta do compromisso de atender com excelência e amor”, enalteceu o diretor Paulo César.
Satisfação do usuário
João Carlos Moreira esteve no Crer para a realização do teste rápido e fez questão de elogiar o trabalho executado pela instituição. “Estou completamente encantado com o atendimento que recebemos aqui. Ambiente muito organizado, limpeza impecável e excelente atendimento dos profissionais. Já tinha ouvido falar muito bem do Crer, mas hoje vi com meus próprios olhos a qualidade desse hospital”, disse.
O jornalista Pablo Kossa elogiou, ao vivo, no programa Falando Sério, da Rádio Interativa FM, o atendimento ‘humano, competente e gentil’ recebido da equipe do hospital.
“A equipe que me atendeu é muito competente, muito gentil, organizando a fila o tempo todo, para tentar tirar as pessoas do sol. Eu observei esse aspecto humano, porque eles não precisam se preocupar com isso, mas eles tiveram o cuidado de organizar a fila para que as pessoas ficassem na sombra. Foi um aspecto humano observado por mim e deixo aqui meus parabéns a todos e todas profissionais que trabalham nessa força tarefa do Crer”, relatou.
Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir