Saneago esclarece sobre qualidade da água em Caiapônia
A Saneago tranquiliza a população em relação à qualidade da água para abastecimento público oferecida em Caiapônia. Esclarecemos que é Fake News qualquer notícia relacionada à contaminação da água distribuída no município. Destacamos que nossa água tratada obedece, rigorosamente, todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Inclusive, mantemos diálogo constante com a Vigilância Sanitária, para a qual todos os dados obtidos no monitoramento da Companhia são encaminhados.
Explicamos que houve um aumento na turbidez da água bruta do manancial de abastecimento de Caiapônia, ocasionando alterações significavas em suas características. Por isso, no último final de semana, foi preciso paralisar o sistema de abastecimento do município durante alguns períodos. A medida ocorreu para assegurar a qualidade da água distribuída à população.
Para garantir a segurança microbiológica, efetuamos regularmente, no Laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caiapônia, no Laboratório Regional de Jataí, e no Laboratório Central de Goiânia, análises da água bruta e tratada distribuída à população. Especificamente no caso de Caiapônia, com relação às análises de orgânicos (agrotóxicos e solventes), observou-se 100% de conformidade na água bruta (Resolução Conama 357/2002) e também na água tratada (Portaria 888 de 2021 do Ministério da Saúde).
Importante pontuar que a Supervisão de Laboratório de Água da Saneago recebeu, da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, o Certificado de Acreditação para Ensaios, conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017, da ABNT, sob número 1557. Com isso, a Companhia se destaca entre as principais do setor de saneamento do País, sendo o seu um dos poucos laboratórios a obter esse reconhecimento. Isso atesta a qualificação dos serviços realizados, garante a confiabilidade das análises e demonstra, de forma objetiva e documentada, a competência da Companhia em produzir resultados válidos e confiáveis.