Gravidez na adolescência aumenta riscos para mãe e feto

Segundo a OMS, a gestação nessa fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes (Foto: divulgação)

Em 1º de fevereiro começa a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, criada por lei federal, em vigor desde 2019, com um único objetivo: orientar e conscientizar os jovens sobre os riscos de serem pais na adolescência, uma etapa de vida compreendida na faixa etária de 10 e 19 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nessa fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes. A gravidez precoce pode comprometer os projetos de vida do jovem, além de gerar consequências negativas para a saúde.

Os impactos gerados pela gravidez na adolescência são múltiplos, como o abandono escolar, a mortalidade materna, a prematuridade do recém-nascido, o risco de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o abortamento, a violência obstétrica, entre outros. No Brasil, a população de adolescentes é estimada em 23% da população geral.

Segundo os especialistas, as questões sociais, emocionais, psicossociais e contextuais estão nos fatores para a gravidez na adolescência e contribuem, inclusive, para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.

Educação sexual

A subcoordenadora de saúde do Homem, Idoso e Adolescente, Polyanna Ribeiro Guerreiro, refere que são muitos os fatores que contribuem e favorecem a condição de vulnerabilidade do adolescente, como a falta de informações sobre orientação sexual na família, na escola, nos serviços de saúde.

Ela realça que a atenção à saúde do adolescente pressupõe o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, e realizada de forma intersetorial. Ainda segundo Polyanna, a estratégia principal é estabelecer parcerias com a educação, cultura, esporte, lazer e demais setores envolvidos com esse grupo etário, uma vez que um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação.

A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito, a igualdade e a equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de ISTs/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.

Em Goiás, os indicadores de gravidez na adolescência vêm mostrando queda desde 2015, com a proporção de nascidos vivos de mãe adolescente caindo de 15% para 13%. Dados por região revelam que quanto mais difíceis são as condições educacionais e socioeconômicas, maior é essa incidência.

Prevenção

Para prevenir a ocorrência de gestações em adolescentes e impactos a ela relacionados, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove a qualificação da atenção em saúde com o desenvolvimento de uma série de ações junto aos municípios. “Entre outros pontos, atuamos para reduzir a proporção da gravidez na adolescência em 2022, inserindo no atendimento e cursos de pré-natal a temática de sexualidade na adolescência, com enfoque e prevenção da gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e inserção de DIU após o parto ou o abortamento”, explica Polyanna.

A SES-GO vem firmando parcerias com o Ministério da Saúde e escolas das redes estadual e municipal de ensino, por meio do Programa Saúde na Escola, para abordar o tema também em sala de aula. Tais ações contam com a participação de equipes multidisciplinares de saúde e profissionais, que capacitadas para o desenvolvimento de abordagens criativas e atraentes, desconstruindo tabus e preconceitos.

As capacitações em serviços de saúde incentivam a promoção de ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva, de ISTs e gravidez na adolescência, com suporte para o atendimento médico e psicossocial. Em dezembro de 2021, foi publicado o Boletim Informativo de Saúde do Adolescente com tema Prevenção à Gravidez na Adolescência, disposto no site da Saúde do Estado de Goiás, constando os dados referentes a este tema. Confira o boletim no link a seguir: