“Sou um entusiasta deste processo”, pontua Caiado durante posse da nova diretoria da Amesgo

O governador na posse da Amesgo, que representa 28 municípios do extremo Sudoeste goiano: “Forma-se elos de uma corrente para ter maior capacidade de enfrentar situações que, muitas vezes, atingem uma região”

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (2/2), em Quirinópolis, da posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo). O prefeito do município, Anderson de Paula, comandará a entidade até 31 de janeiro de 2023, após ser eleito, no último dia 20, por aclamação.

Caiado afirmou que Anderson de Paula é um homem de coragem e terá humildade para “aglutinar as forças e compartilhar aquilo que Quirinópolis tem com os demais municípios”. O governador frisou, ainda, que a associação tem finalidade objetiva: o cooperativismo. “Isso é fundamental. Aqui não existe queda de braço. Nenhum dos 28 municípios está disputando contra o outro. Estão formando elos de uma corrente para ter maior capacidade de enfrentar situações que, muitas vezes, atingem uma região. Podem compartilhar ações para que a população se sinta representada”.

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria, o governador salientou que é incentivador da criação de associações de municípios.  “Sou um entusiasta deste processo. Acredito que cada região tem a sua realidade. Cada uma com suas características e demandas”, completou.

A Amesgo foi criada em 1989, pelo então prefeito de Cachoeira Alta, Paulo Rodrigues de Freitas, com o objetivo de buscar o fortalecimento político e econômico dos municípios da região Sudoeste de Goiás. Integram a entidade os municípios de Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Castelândia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.

“É a primeira vez que um prefeito de Quirinópolis é presidente da Amesgo. Única, e,  exclusivamente, porque governarmos com ética, moral e com respeito ao ser humano”, afirmou Anderson de Paula, ao agradecer o apoio dos colegas prefeitos da região. O novo presidente afirmou que pretende inovar e que o foco da gestão será no fortalecimento da rede de assistência à saúde nos 28 municípios que compõem a associação. “A intenção é fazer pactuações municipais para viabilizar o atendimento na região”, disse, ao ressaltar que Quirinópolis e Rio Verde podem ser referência no atendimento. “Com o apoio do governador e do secretário [Estadual de Saúde] Ismael Alexandrino, vamos tirar isso do papel”, completou.

Integram a chapa eleita da Amesgo o vice-presidente, Rodrigo Mendonça (prefeito de Cachoeira Alta); 2º vice-presidente, Ricardo Goulart (Itarumã) e a tesoureira, Marli David (Portelândia). O deputado estadual Chico KGL elogiou a atuação da associação: “Presta um grande trabalho à região Sudoeste. Desejo sucesso a todos vocês na direção desta tão honrada entidade”.

Homenagem

Durante a solenidade, o governador recebeu uma homenagem de pacientes que fazem tratamento na Policlínica de Quirinópolis. “Nós, pacientes da hemodiálise de Quirinópolis, agradecemos ao governador Ronaldo Caiado por nos proporcionar inestimável qualidade de vida. Quem caminha na companhia de amigos vai mais longe”, descrevia a placa entregue ao chefe do Executivo estadual.

A unidade de hemodiálise da Policlínica Estadual da Região Sudoeste foi entregue pelo Governo de Goiás em dezembro de 2021. Para a primeira etapa foram investidos cerca de R$ 2 milhões em equipamentos, como poltronas ergonômicas e reclináveis, máquinas e osmose reversa. O tratamento oferecido no local beneficia pacientes de Quirinópolis e cidades vizinhas, que não precisam mais se deslocar por longas distâncias para ter acesso ao serviço.