Hugol realiza procedimento inédito na unidade para tratamento de AVC

O AVC é um grande responsável por mortes e incapacitação no mundo, e também no Brasil, por isso é importante a busca pela inovação dos procedimentos para tratá-lo e com isso amenizar ou mitigar os riscos ao paciente

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou sua primeira trombectomia mecânica para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico na unidade, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás.

A nova técnica consiste na introdução de um cateter que vai até o ponto de oclusão responsável pelo AVC. Na ponta desse cateter há um stent capaz de aderir ao trombo e resgatá-lo, desobstruindo o vaso acometido.

O AVC é um grande responsável por mortes e incapacitação no mundo, e também no Brasil, por isso é importante a busca pela inovação dos procedimentos para tratá-lo e com isso amenizar ou mitigar os riscos ao paciente.

“É importante o reconhecimento de um quadro de AVC e o encaminhamento para um serviço especializado o quanto antes. Se o paciente tiver indicação clínica e radiológica em até 6 horas o procedimento pode ser realizado, diminuindo o risco de sequelas graves, como paralisia e dificuldade de fala e até de óbito”, explica o neurocirurgião Dionísio Figueiredo Lopes.

A equipe médica multidisciplinar do Hugol passa por constantes qualificações, a fim de trabalhar com inovação e segurança, trazendo o que há de melhor e mais atual para o tratamento dos pacientes atendidos na unidade.