HESLMB realiza sua primeira cirurgia de prótese no fêmur

Equipe médica durante cirurgia inédita de prótese no fêmur, na unidade do Governo de Goiás em São Luís de Montes Belos (Foto: Dayelle Hadassa)

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) realizou a primeira cirurgia de prótese no fêmur na unidade do Governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). O paciente, Paulo César Marques, de 25 anos, é técnico de enfermagem e morador no município.

Ele sofria de necrose avascular da cabeça do fêmur. Há dois anos, Paulo César passou por uma cirurgia eletiva e seguia aguardando procedimento para implantação de próteses, mas a doença avançou e quadro de dor se agravou. No início deste ano, o paciente foi internado e, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu autorização para a cirurgia.

Após duas horas de procedimento, Paulo César recebeu do lado direito do fêmur a prótese, importada. A cirurgia correu bem, sem apresentar complicações. Os médicos demonstram confiança na recuperação do paciente e já cogitam a realização da implantação do lado esquerdo, no próximo mês de abril.

“O paciente está bem e sente apenas as dores comuns do pós-operatório, e não mais as dores de antes. Em breve, podemos iniciar a fisioterapia e reconquistar os primeiros passos do paciente, com o auxílio do andador. Em 45 dias, esperamos que ele esteja apenas usando o apoio de uma bengala”, afirma o cirurgião Pedro Ivo Favaro, especialista em ortopedia de quadril.

Recuperação
A artroplastia de quadril é a substituição de articulações por próteses sintéticas para restaurar a movimentação da articulação e, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), há quase 50 anos é a cirurgia mais eficaz contra dores e correções ortopédicas. A cirurgia realizada no HESLMB foi com a prótese da cabeça do fêmur. Paulo César ficou aos cuidados das equipes de ortopedia e fisioterapia do hospital para dar seguimento ao tratamento e voltar a viver sem sentir dor. Ele respondeu positivamente e já recebeu alta.

As recomendações médicas são para que o paciente tenha repouso, caminhadas de baixo impacto, com o auxílio do andador e o retorno semanal à unidade para realizar o acompanhamento pós-operatório. Para a realização da segunda cirurgia, do lado esquerdo do quadril, é necessário que o paciente já esteja recuperado e adaptado à primeira prótese.

“Estamos muito felizes com o sucesso da primeira cirurgia, após a mobilização conjunta do Estado e profissionais envolvidos na recuperação do paciente. A humanidade, determinação e amor ao próximo é o que nos motiva cada dia mais”, afirma o diretor do HESLMB, Éder Souza.