Anápolis: convocados do Aluguel Social devem entregar documentação no Vapt Vupt

Famílias beneficiária do Aluguel Social em Goiânia: meta do Governo de Goiás é conceder 30 mil benefícios (Foto: Octacilio Queiroz)

Quem já se inscreveu no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, em Anápolis, e teve nome divulgado na lista de convocação publicada no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab), deve levar os documentos até o Vapt Vupt da cidade, no Anashopping. Para os candidatos que preferirem, é possível também subir os documentos pelo site da Agehab.

Quem ainda não se candidatou ao benefício, mas se enquadra nos requisitos, também tem chances já que as inscrições permanecem abertas. O objetivo da Agehab é entregar os primeiros cartões do Aluguel Social na cidade ainda em fevereiro.

A fase de entrega de documentos é importante, pois é com eles que o candidato ao benefício comprova os dados declarados na inscrição e se torna assim apto a receber o benefício. Para os candidatos que optarem pela entrega nos postos físicos do Vapt Vupt, é necessário fazer agendamento, já que os atendimentos são realizados de maneira controlada devido à pandemia. O agendamento pode ser feito pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento. Uma vez no portal, é preciso o usuário selecionar a opção “Agendamento Pra Ter Onde Morar”.

No Vapt Vupt, os atendentes orientam, checam a documentação e incluem as cópias dos documentos no sistema. O procedimento também pode ser feito pelo próprio candidato, caso opte pela internet, com a inclusão das cópias digitalizadas dos documentos nos respectivos campos do site da Agehab. Se houver dúvidas, é possível pedir auxílio por telefone aos atendentes na sede da Agência, em Goiânia, pelos telefones (62) 3096-5000 e 3096-5050.

Quem ainda não fez inscrição, pode recorrer ao atendimento no Vapt Vupt. Também é possível realizar a inscrição pelo site www.agehab.go.gov.br. “Queremos dar oportunidade para todos os anapolinos que estão precisando. Mas é muito importante que se candidatem”, conclama o presidente da Agehab, Pedro Sales. Ele lembra que não basta se inscrever, já que é preciso também entregar os documentos na fase posterior. “É importante que as famílias entreguem a documentação o mais rápido possível. Quanto mais cedo entregarem, mais perto estarão de receber o benefício”.

Atualmente o Aluguel Social está presente em 27 municípios, em diferentes fases de implantação. Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, primeiros municípios a terem inscrições abertas, já há beneficiários recebendo a segunda parcela. O benefício é uma ajuda de R$ 350, concedida para famílias em situação de superendividamento pelo período de 18 meses, prorrogáveis por mais 18 meses caso ainda seja necessário.

Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social
Recém-criado pelo Governo de Goiás, o programa visa atender famílias que estão sem condições de arcar com os custos de uma moradia e não têm imóvel próprio. Entre os requisitos para a aprovação no processo estão habitar moradia improvisada ou em coabitação ou, ainda, se tiver mais de 50% da renda familiar comprometida com aluguel. Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do município onde o benefício será concedido.

Todos os critérios para participar estão disponíveis no edital publicado no site da Agehab. O objetivo do Governo de Goiás é atender cerca de 30 mil famílias, com recursos oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

A seguir a lista de documentos que deve ser apresentada nesta etapa do processo:

Documentos pessoais
I. RG (Ou CNH) e CPF do candidato, cônjuge e dependentes
II. Comprovante de estado civil (se casado ou união estável)
III. Comprovante de água e energia de onde reside
IV. Comprovante de inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico)

Obrigatório comprovar pelo menos um dos seguintes itens:

  • Laudo médico com avaliação da deficiência, caso haja alguém na família com deficiência
  • Estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG) ou bolsista do Probem
  • Residência em moradia improvisada
  • Ter perdido o financiamento imobiliário por falta de pagamento de parcelas
  • Comprometer mais de 50% da renda com aluguel ou estar com mais de 75% da renda comprometida com endividamento
  • Ser vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva
  • Ser família monoparental (somente pai, mãe ou outro responsável legal)
  • Ser idoso
  • Nome negativado no SPC/Serasa
  • Ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab)
  • Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás

É aceito qualquer um dos seguintes documentos para comprovar domicílio de, no mínimo, 3 anos na cidade (documento tem que ser do ano de 2018 ou anterior):
a) Título de Eleitor, comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral
b) Carteira de Trabalho (CTPS) com registro em empresa do município
c) Certidão de nascimento de filhos ou Certidão de casamento registrados na cidade
d) Histórico/declaração escolar de qualquer membro da família
e) Histórico de Consultas Médicas
f) Fatura de água, energia elétrica ou IPTU
g) Outros documentos poderão ser aceitos, desde que emitidos por órgão oficial no ano de 2018 ou anteriores.

Serviço
Assunto: Famílias de Anápolis devem entregar documentação do Aluguel Social
Onde: Vapt Vupt (pessoalmente, mediante agendamento) – Anashopping, Av. Universitária, n° 2221,Vila Santa Isabel – ou pelo site www.agehab.go.gov.br
Informações: (62) 3096-5005 / 5067 / 5087 – Atendimento e Coordenação de Cadastro da Agehab