Emater se reúne com produtores de Cristalina e definem programação de 2022

Encontro reuniu representantes das diversas comunidades que compõem o município da região Leste do Estado. Programas como O Agro é Social e PAA Estadual estiveram em pauta (Foto: divulgação)

O Estado de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, promoveu na última segunda-feira (31), um encontro com os produtores e representantes das comunidades do município de Cristalina. A atividade teve como objetivo principal realizar o balanço das atividades ligadas a programas como O Agro é Social e o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Estadual).

Além de elaborar o levantamento, a reunião, organizada pela supervisora da Emater, Marilda Helena, buscou responder as dúvidas e questionamentos dos produtores sobre a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O encontro contou ainda com a supervisão e suporte do técnico da Agência, Luis Afonso.

Marilda Helena destaca a importância do encontro, sobretudo para auxiliar e dar apoio técnico às comunidades e aos produtores. Segundo ela, foi de suma importância abordar com os produtores a questão do cooperativismo, principalmente pelo fato de que o Distrito de Campos Limpos, uma das comunidades que compõem o município de Cristalina, receberá em breve uma cooperativa.

“Nós fizemos junto aos produtores a programação dos trabalhos para o ano de 2022. A Emater, procurando apoiar os agricultores e agricultoras, está buscando programas sociais e políticas públicas para melhor atender a agricultura familiar de Cristalina. Já marcamos uma reunião com os secretários de agricultura de Goiás e do Distrito Federal e estamos organizando cursos e palestras”, conclui.

Uma das participantes da reunião foi a produtora familiar do Distrito de Campos Limpos, Léia Silva. Ela destaca a relevância da ação. “O encontro foi muito proveitoso, foi tudo bem explicado. Nós temos muita capacidade de produção e junto com o apoio da Emater, principalmente na abertura da cooperativa, podemos melhorar nossos produtos e a nossa qualidade de vida”, relata.