Procon Goiás divulga ranking de atendimento dos consumidores de janeiro de 2022

Em janeiro, as três empresas que demandaram maior procura por meio da plataforma foram: Claro (85 registros), Enel (53 atendimentos) e Vivo (47registros) (Foto: divulgação)

Em respeito à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Procon Goiás divulga, nesta quinta-feira (3/2), os rankings de atendimento dos consumidores relativos ao mês de janeiro de 2022 com o intuito de informar o consumidor sobre a conduta das empresas atuantes no estado.

O ranking é composto por dados das duas plataformas de atendimento do órgão, Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne registros formalizados presencialmente e por telefone, e Procon Web, responsável pelas demandas registradas on-line.

A primeira lista é formada a partir de informações do Sindec, que totalizou 1882 acolhimentos de demandas registradas em dezembro. A lista contém as 30 empresas que geraram maior número de reclamações e denúncias junto ao órgão no mês. No topo está a Oi S/A (telefonia móvel), com 84 registros, seguida pela Claro S/A, com 78 casos, e Caixa Econômica Federal, com 67 solicitações inscritas na plataforma.

Já o segundo e terceiro ranking correspondem, respectivamente, ao número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web (quando os consumidores fazem os registros pela internet), totalizando 2.973 reclamações, 887 denúncias, 716 bloqueios de telemarketing, 160 dúvidas e 102 cálculos solicitados pelos consumidores. Em janeiro, as três empresas que demandaram maior procura por meio da plataforma foram: Claro
(85 registros), Enel (53 atendimentos) e Vivo (47registros).

Ao todo, considerando os números das duas plataformas (Sindec e Procon Web), foram realizados 6.720 atendimentos no mês de dezembro pelo Procon Goiás, o que caracteriza uma queda de 2% dos números registrados no mês anterior.

“Além da transparência dos dados colhidos pelo órgão e do seu caráter informativo, o ranking de reclamações tem o intuito de servir de termômetro para como o consumidor tem visto os fornecedores no estado. Acredito que desta forma as empresas podem detectar as principais críticas apresentadas e, assim, repensarem sobre a qualidade do produto e do serviço que está sendo ofertado”, afirma o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz.

Confira o ranking do Sindec de janeiro de 2022.

Confira o ranking de denúncias do Procon Web de 2022.

Confira o ranking de reclamações do Procon Web de 2022.