Hugol ultrapassa 17 milhões de procedimentos
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), finalizou o ano de 2021 com números que reforçam a qualidade dos atendimentos oferecidos pela unidade. De julho de 2015 a dezembro de 2021, o hospital realizou 17.535.499 procedimentos, entre urgência e emergência; internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (12.808.975); procedimentos cirúrgicos (115.642); exames (4.475.287); transfusões (65.490) e coletas de sangue (60.207).
“O Hugol tem uma história que tem sido construída com desafios e conquistas, sempre focando nas pessoas que aqui são atendidas e trabalham. Nós somos diferentes e fazemos a diferença, por isso temos muito a comemorar e a agradecer. Continuaremos focando em nosso principal dever: atender com excelência, encantando os pacientes e os familiares que adentrarem essa instituição”, declarou o diretor geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol.
O cuidado dedicado às vidas foi avaliado pelos usuários com 92% de satisfação, o que reflete a filosofia de trabalho voltada à humanização do atendimento e, acima de tudo, à resolutividade, com qualidade e segurança para os pacientes, como atestou o paciente Adair Soares, que comentou: “Desde muito novo tive problemas de saúde, passando boa parte da minha vida em hospitais, mas não conhecia o Hugol ainda. Quando precisei vir para cá, fui surpreendido e me senti em um hospital de primeiro mundo, onde fui respeitado, tive toda a atenção que precisava e recebi o melhor tratamento possível. Sinto que consegui uma nova família aqui dentro, e fiz questão de externar toda a minha satisfação”.
Aproximadamente 59% dos pacientes da unidade são moradores de Goiânia, principalmente da Região Noroeste, e 40% de outros municípios de Goiás. Além disso, 1% dos atendimentos foi dedicado a pacientes de outros Estados, denotando a representatividade que o hospital tem obtido no âmbito nacional, como é o caso da unidade especializada em queimaduras, que já atendeu mais de 3 mil vítimas de queimaduras graves desde o início do funcionamento da unidade.
Outro serviço que também merece destaque é a Cardiologia do Hugol, composta pelos serviços de cardiologia clínica, hemodinâmica, cirurgia cardíaca de adultos e crianças, com três UTIs de suporte para a especialidade. “Já fui atendido em grandes hospitais de renome no país, e quando cheguei ao Hugol fiquei muito impressionado com esse processo de humanização, desde o portão de entrada até a equipe multidisciplinar, em especial a equipe da cirurgia cardíaca, que realizou um atendimento fora de série em todos os momentos”, relatou o paciente Eurípedes de Sousa.
Até dezembro de 2021, o serviço de hemodinâmica já empreendeu 9.898 procedimentos e as cirurgias cardíacas adulto e pediátricas já totalizaram 625 procedimentos.