Escolas Família-Agrícola de Goiás recebem 40 computadores

As Escolas Família-Agrícola (EFAs) do Estado de Goiás, localizadas nos municípios de Orizona, Uirapuru e Goiás, receberam 40 computadores doados pelos Correios, nesta segunda-feira (7). As máquinas, que serão distribuídas entre as três unidades escolares, estão completas e bem conservadas, com teclado, mouse, monitores, cabos e CPUs em ótimo estado.

A entrega foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em reunião dos gestores das EFAs com a secretária Fátima Gavioli e com integrantes da Superintendência dos Correios em Goiás.

“Para nós é bastante importante essa doação dos equipamentos, porque a gente sabe que a inclusão digital é necessária para o jovem desempenhar suas atividades”, afirmou o superintendente Eugênio Montenegro. Em todo o Brasil, os Correios doaram 1.287 computadores para jovens e crianças estudantes em 19 estados, após a renovação do parque de Informática da instituição.

Computadores doados pelos Correios para EFAs de Goiás

Impacto nas EFAs

“Esses computadores vão impactar muito, porque os estudantes de 3ª série que elaboram seus projetos profissionais necessitam muito de pesquisa na Internet e corrigir seus TCCs”, afirmou Antônio Pereira de Almeida, vice-presidente da Associação da EFA de Orizona e presidente da Associação Estadual das EFAS de Goiás.

Segundo Antônio, a EFA de Orizona tem poucos computadores e eles estão defasados. Por isso, o novo maquinário vai fortalecer o aprendizado dos estudantes e aumentar suas chances de ingressar no ensino superior ou se qualificar para o trabalho de agricultor.

“Temos muitos exemplos de alunos das EFAs que se graduaram e voltaram para as suas propriedades. Temos médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos que voltaram para suas comunidades, alguns aplicando os projetos profissionais e prestando serviços técnicos para a redondeza, outros assumindo a propriedade dos pais”, contou o presidente da associação.

Gestores das EFAs, secretária Fátima Gavioli e e integrantes dos Correios em entrega de computadores

Como funcionam as EFAs em Goiás

As EFAs atendem, atualmente, cerca de 180 estudantes da Zona Rural, no Ensino Médio integrado ao Curso técnico de Agropecuária. Em regime de alternância, os alunos permanecem na EFA por 15 dias, estudando em tempo integral, e retornam para casa na segunda quinzena, quando devem aplicar os conhecimentos adquiridos em uma propriedade rural. O período de alternância pode ser quinzenal ou semanal, dependendo das particularidades de cada comunidade.