Secretaria de Desenvolvimento apresenta laboratórios Include para a Educação

A implantação do Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Sedi, com o Instituto Campus Party. (Foto: Sedi)

Programa que vai inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente digital em Goiás, o Include foi apresentando, na tarde desta quarta-feira (24), à secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli. Ainda este ano, mais 20 laboratórios devem ser montados em escolas estaduais, se juntando aos seis que serão inaugurados nos dias 12 e 13 de abril.

“Além de promover a inclusão digital, o Include desperta nos jovens o gosto pela robótica. No futuro, com toda certeza, vamos encontrar grandes talentos na área de tecnologia”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira. “Gostei muito da ideia do programa. É um conceito parecido com o que pretendemos para a rede pública estadual”, afirmou Fátima Gavioli.

A implantação do Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Sedi, com o Instituto Campus Party, compromisso assumido pelo governador Ronaldo Caiado durante a realização da primeira edição da Campus Party em Goiás, em 2019, sendo um dos legados do evento para o Estado.

As seis primeiras unidades goianas estão distribuídas pelas cidades de Alto Paraíso, Cavalcante, Valparaíso, Luziânia e Goiânia (dois laboratórios), ofertando 375 vagas a partir de abril.  Os laboratórios Include trazem uma imersão completa no universo maker, além de ensinamentos sobre informática, lógica, arduíno, eletricidade, algoritmo e impressora 3D.