UEG e LVC firmam parceria para projeto de pesquisa

O estudo é pioneiro e servirá como referência para novos estudos e ações voltadas à conservação dos recursos hídricos e pesca sustentável (Fotos: UEG)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) firmou, no último mês de dezembro, convênio com a Companhia Brasileira de Alumínio – Legado Verdes do Cerrado (LVC) para a realização do projeto de pesquisa “Peixes e seus metazoários endoparasitos na Reserva Legado Verdes do Cerrado – Rio Traíras”, que vai promover um estudo sobre os parasitos presentes nos peixes da região.

A professora Dra. Luciana Damacena Silva, docente do curso de Ciências Biológicas no Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas, é a gestora do projeto, que será realizado ao longo do gradiente longitudinal do rio Traíras e no reservatório da UHE Serra da Mesa, em áreas de influência direta da LVC.

De acordo com a professora Luciana, o estudo é pioneiro e servirá como referência para novos estudos e ações voltadas à conservação dos recursos hídricos e pesca sustentável. Ela ressalta a importância de se estudar os parasitos de peixes, que apresentam um papel importante como bioindicadores em ambientes relativamente conservados ou poluídos. “Além disso, algumas espécies de parasitos podem causar doenças em humanos que ingerem a carne de peixe crua ou mal-cozida contendo, principalmente, a forma larval do verme”, completa.

Os resultados do estudo, que contemplará a formação de alunos em diferentes níveis acadêmicos – iniciação científica, mestrado e doutorado -,  serão apresentados à comunidade por meio de eventos promovidos pela LVC, com apresentação de exemplares dos peixes que ocorrem na região, os quais irão compor uma coleção didática e uma cartilha contendo fotos e/ou esquemas (ilustrações científicas), dos peixes e seus endoparasitos.

Durante o evento, pesquisadores e estudantes envolvidos no projeto vão dar orientações à comunidade sobre medidas de segurança para o consumo da carne de peixe cru ou mal-cozida, bem como sobre a preservação dos rios e da vida aquática.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável da Companhia Brasileira de Alumínio em parceria com o governo de Goiás, administrada pelas Reservas Votorantim. Com 32 mil hectares em Niquelândia, Goiás, a Reserva tem como foco atividades relacionadas à economia verde e convencional, que promovam o desenvolvimento sustentável na região, além de fomentar a pesquisa da flora e fauna do cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul, de grande importância hidrográfica e de biodiversidade.

Além de ser um espaço para pesquisa sobre a fauna e flora do Cerrado, o Legado conta com atividades dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O projeto inclui ainda o desenvolvimento de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

Sobre a pesquisadora

Luciana Damacena Silva – Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998); Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2002); Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2014); e Pós-Doutorado em Parasitologia (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Atua nas áreas: Parasitologia com ênfase em biodiversidade de parasitos; Avaliação de toxicidade ambiental através de análises de bioacumulação de metais pesados em peixes, parasitos de peixes e água; Biologia e Ecologia de moluscos; Testes de toxicidade de produtos naturais, sintéticos e compostos em nanosuspensões, através de bioensaios em caramujos do gênero Biomphalaria. É professora/orientadora nos programas de pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da UEG e de Biodiversidade Animal (PPGBAN) da Universidade Federal de Goiás.