Crer recebe equipe do Hospital Sírio-Libanês em programa sobre cuidados paliativos

Equipes do Crer e do Sírio-Libanês reunidos debatem capacitação sobre cuidados paliativos (Foto: Laila Dionízio)

Dando continuidade à participação no Programa de Cuidados Paliativos no SUS, do Ministério da Saúde, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu a terceira visita técnica do projeto, que tem como objetivo capacitar os profissionais e implementar protocolos para cuidados paliativos no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da unidade do Governo de Goiás.
 
Desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi – SUS) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o programa conta com visitas técnicas para acompanhamento do trabalho executado pelos profissionais do Crer. O encontro, realizado no formato virtual, discutiu as ações que serão implementadas no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), também conhecido como Crer em Casa, nos próximos meses de trabalho. 

“Durante esse último encontro, discutimos as ações que serão implementadas no SAD nos próximos nove meses. Dentre elas estão a elaboração da documentação específica de cuidados paliativos em atendimento domiciliar, a promoção de treinamentos para a equipe assistencial e o monitoramento da saúde emocional dos profissionais envolvidos na assistência ao paciente. São ações que contribuirão com a melhoria do serviço já executado pela unidade”, explicou a analista da Qualidade, Dally Morais Sousa Barros. 

O diretor técnico do Crer, Ciro Silveira Costa, celebra a oportunidade da instituição em participar do programa de melhoria da assistência no Sistema Único de Saúde do MS. “Honrosamente, o Crer foi convidado a integrar o Programa de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde”, ressalta o médico. 

“Aplicaremos todos os ensinamentos adquiridos no Crer em Casa, nosso Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), cuja assistência está focada no cuidado daqueles pacientes que não mais necessitam de internação, mas que requerem cuidados de equipes de saúde, realizados em ambiente domiciliar. A ideia é aplicar o conceito atual e amplo de cuidado paliativo, ou seja, prevenir, abrandar, cuidar e tratar as dores físicas, emocionais e espirituais de pessoas (pacientes e familiares) que estejam vivenciando situações de grande risco à saúde”, acrescentou.

SAD do Crer
Implantado desde 2014, o Serviço de Atenção Domiciliar do Crer já atendeu mais de 4,4 mil pacientes. O atendimento em casa busca resgatar o convívio familiar e a socialização entre o paciente e seus familiares, bem como oferecer ações de promoção a saúde, prevenção, tratamento e reabilitação no domicílio.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiro, técnico em enfermagem, médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e fonoaudiólogo. As visitas são realizadas conforme os critérios de elegibilidade do paciente na admissão, podendo ser de uma a duas vezes por semana. O paciente que está em uso de antibioticoterapia recebe a visita diariamente para a administração do medicamento.