Saneago promove pregão para aquisição de energia elétrica renovável
A Saneago promoveu um pregão eletrônico para aquisição de energia elétrica incentivada, proveniente do Ambiente de Contratação Livre (ACL, também conhecido como Mercado Livre de Energia Elétrica), para suprimento de unidades consumidoras da Companhia. A abertura das propostas ocorreu no último dia 10 de dezembro e foi e arrematada pelo Fornecedor Matrix Comercializadora de Energia Elétrica S. A.
Nesse momento, foram selecionadas a Elevatória de Água Tratada Cascalho em Goiânia, o Booster Abóbora em Rio Verde e a Estação de Tratamento de Água em Jataí, que totalizam demanda média de 2,2 MW e consumo de 93.245 MWh para o período entre março de 2022 (quando ocorrerá a migração) a dezembro de 2026. A redução de custos alcançada foi de 9,9 milhões de reais, correspondente a 22,67 % em relação ao valor praticado hoje, no ambiente regulado.
Com essa iniciativa, a Saneago se alinha a grandes consumidores de energia elétrica, principalmente no setor industrial, com práticas adequadas de gestão energética visando redução dos custos com esse importante insumo, cujos preços têm registrado acentuada escalada em decorrência do cenário de escassez hídrica e da redução dos descontos aplicados ao saneamento básico.
Basicamente, o ACL é um ambiente de negócios no qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica. Isso conforme regulamentação do setor, onde é possível adquirir um fornecimento potencialmente mais barato ou mais adequado às necessidades individuais de cada consumidor.
Fontes alternativas
Energia elétrica incentivada é toda aquela proveniente de fontes alternativas que ajudam a diversificar a matriz energética brasileira. Diferente da energia convencional, gerada em grandes hidrelétricas e termelétricas, a energia incentivada tem sua origem em recursos renováveis, como sol, vento e chuva, entre outros, garantindo assim contribuição da Saneago com a preservação do meio ambiente e incentivando uma matriz energética limpa e sustentável.
Para os próximos anos, outras unidades já se encontram com providências em andamento visando também sua migração para o ACL. Até o ano de 2023, outras nove unidades consumidores serão incluídas no projeto. Em 2024, serão mais 16 unidades e, de 2025 em diante, mais 42 unidades já foram selecionadas para migrarem para o Mercado Livre de Energia Elétrica, totalizando cerca de 53,60% do consumo de energia elétrica da Companhia, operando nesse ambiente.
Outras ações estão sendo conduzidas pela Saneago, sempre vislumbrando redução de custos, aumento da confiabilidade e da qualidade da energia elétrica e preservação do meio ambiente. Dentre elas, podemos citar a autoprodução de energia elétrica, construção de subestações em nível de tensão 138 kV, desenvolvimento e implementação de projetos de eficiência energética, reenquadramento tarifário de UC’s do grupo B e Geração Distribuída solar.