Projeto de APL visa resgatar cadeia produtiva de leite em São Luís de Montes Belos
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou na última semana de uma reunião na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, por meio da presença do diretor de Assistência Técnica e Rural, Antelmo Teixeira, e da diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso.
A parceria entre a Agência Goiana, Embrapa, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria da Retomada tem o objetivo de discutir a estruturação do Arranjo Produtivo Local (APL) de leite em São Luís de Montes Belos, além de elaborar a renovação do termo de comodato com a UEG do município.
“É uma parceria extremamente importante para voltar a movimentar uma região que já foi muito forte na produção de leite. Vamos resgatar esse laticínio com a APL e com a ajuda da cooperativa e dos moradores da região, voltando a gerar renda para a cidade”, conta César Moura, secretário estadual da Retomada, que também participou do encontro.
Segundo Antelmo Teixeira, a Emater serviu como intermediadora na conversa, que articulou a viabilização de uma Escola Laticínio localizada no município, em área cedida à UEG pela Embrapa, que ficará disponível para a cooperativa de produtores de leite Cooperbelos. Além disso, a estrutura também ficará à disposição da UEG para a realização de aulas práticas.
“Colocar um espaço de inovação para produtores e que sirva também de mostruário para outros produtores é importante para a gente. Como a Emater atende esse público, é importante caso a gente precise mostrar essa estrutura aos produtores, com a filosofia de que aquela é a adequada para os sistemas cooperativos”, explica Antelmo.
Participou do encontro também Rafael Sôffa, gerente de Desenvolvimento de Áreas Rurais da Secretaria da Retomada. Da Embrapa, estiveram presentes o chefe da Secretaria Geral, Alexandre Freitas, os gerentes Alexandre Ventin (Assuntos Jurídicos e Contratos) e Daniel Mendes (Contratações e Infraestrutura), e a assessora executiva Mara Rocha, representando o diretor Tiago Toledo.