Gracinha Caiado vistoria obra do novo Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro

A presidente de Honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, e a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, visitam a obra de requalificação do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro Foto: Assessoria de Comunicação

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, vistoriou, nesta terça-feira (15), a obra de requalificação do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. A unidade, que está sendo totalmente reconstruída para oferecer mais segurança, conforto e dignidade a adolescentes em situação de vulnerabilidade, deve ser entregue em maio deste ano. O investimento do Governo de Goiás na reforma é de R$ 6.744.381,65.

Com a unidade totalmente requalificada, a expectativa é que a média mensal de 152 adolescentes atendidos chegue a 300 jovens beneficiados todos os meses. A previsão é de aumentar também o número de adolescentes grávidas amparadas pelo Programa Meninas de Luz no local. A iniciativa está ganhando um cantinho especial, que favorecerá ainda mais o acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar, que visa garantir uma gestação mais tranquila e saudável para mãe e o bebê.

Com a obra, o Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro ganhará uma piscina semiolímpica para a prática da natação, além de um amplo e arejado refeitório. O projeto conta com a instalação de salas modernas que abrigarão aulas de música (violão, violino, teclado e bateria) e de danças urbanas, que serão realizadas em parceria com a Escola do Futuro em Artes Basileu França, aulas de artes marciais, em parceria com Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e oficinas de inclusão digital.

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro foi totalmente reformulado pela atual gestão. A preocupação é de que os frequentadores da unidade tenham acesso a atividades que contribuam para o desenvolvimento físico, mental e profissional. Por isso, a obra prevê a criação de salas adequadas para os cursos de qualificação para o mercado de trabalho: como o de “Corte e Costura” e de artesanato, além do “Laboratório de Inclusão Multimídia”, atividade recém-implantada.

Em parceria com o Instituto Campus Party e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o espaço vai ganhar um Laboratório de Robótica, que também qualificará jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. Outro espaço da unidade que promete chamar a atenção é a nova quadra poliesportiva, que abrigará aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol e badminton, um esporte dinâmico semelhante ao tênis e jogado com peteca.

“Fiquei muito satisfeita com o andamento da obra e com o carinho que os trabalhadores têm empenhado em cada canto desse local tão especial. Quando chegamos aqui, em 2019, percebemos que um equipamento da importância do Tecendo o Futuro não poderia estar naquela situação. Instalações precárias, malcuidadas e poucos resultados para a sociedade. Agora, teremos mais um centro de oportunidades e de construção de futuro. Me orgulha muito o trabalho que nossa querida OVG tem desenvolvido”, contou Gracinha Caiado.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, acompanhou Gracinha Caiado na visita ao Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro. Segundo ela, a OVG acredita que todo adolescente tem o direito de receber e desfrutar de condições para seu desenvolvimento, com respeito e dignidade. Por isso, é tão importante a obra realizada na unidade.

“Vai ficar tudo muito lindo, e o mais importante: um espaço totalmente adequado para que possamos trabalhar as habilidades e potencialidades desses jovens em situação de vulnerabilidade social. Vamos prepará-los melhor para o mundo do trabalho, além de promover o estreitamento dos laços familiares”, frisa Adryanna Melo Caiado.

Atividades on-line
Por conta da pandemia de Covid-19, desde março de 2020, o Centro tem priorizado atendimentos e atividades sociais por meio de videochamadas e atividades on-line. A unidade ainda incentivou o fortalecimento dos vínculos familiares, além de apoiar os jovens com a doação de mais de 16 toneladas de frutas, verduras e legumes do Banco de Alimentos da OVG.

Com todo o cuidado que o período exige, a unidade ainda implantou, no ano passado, o projeto “Linhas e Curvas”, com qualificação em Corte e Costura para adolescentes atendidas no local e mulheres da comunidade, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB). Além disso, inaugurou o “Laboratório de Inclusão de Multimídia”, mais uma possibilidade de qualificação para o mercado de trabalho.