Consulta sobre eletrificação da frota do Eixo Anhanguera vai até domingo
O Governo de Goiás quer ouvir o cidadão goiano sobre o processo de modernização do Eixo Anhanguera. Um projeto que envolve a requalificação do principal corredor de transporte coletivo exclusivo da região metropolitana, com aproximadamente 70 quilômetros, e que vai contemplar a substituição da antiga frota, por veículos articulados elétricos.
Para isso, foi publicado no Diário Oficial do dia 10 de fevereiro a abertura da consulta pública que segue até às 18hs do próximo domingo (20/02), recebendo a contribuição popular sobre os elementos básicos que instruirão o procedimento licitatório para a compra de 114 novos ônibus.
A participação está sendo registrada pela Metrobus via e-mail, pelo endereço contribuicoes.onibuseletrico@metrobus.go.gov.br, e deve conter no assunto a expressão “Consulta Pública nº 01/2022 – Metrobus”. Comentários, questionamentos e sugestões estão sendo aceitos nesta fase de levantamento de dados necessários à instrução do processo licitatório.
Para ter conhecimento à Tabela de Elementos Básicos do objeto a ser licitado, clique aqui.
Eletrificação da frota do Eixo Anhanguera
Desde o dia 17 de janeiro, um modelo de ônibus elétrico disponibilizado pelo consórcio de empresas formado pela Enel X, Marcopolo e Urbi Mobilidade Urbana está circulando pelos trechos de interligação metropolitana que ligam a capital a Senador Canedo, Trindade e Goianira, com o objetivo de promover o estudo de viabilidade técnica e econômica da substituição da frota.
Esse período de avaliação é uma oportunidade para verificar a autonomia do veículo, tempo de carregamento, custo da operação, fazer treinamentos internos e conhecer os eventuais desafios de uma frota elétrica. Essas informações técnicas vão ajudar no planejamento do futuro da mobilidade em Goiás.
O veículo fornecido pelo consórcio é totalmente elétrico e tem autonomia de percorrer 250 quilômetros com a bateria recarregada. O modelo possui ar-condicionado, carregadores de celular e suspensão pneumática em todos os eixos, o que proporciona mais conforto para os usuários.
Sua capacidade é para transportar 170 passageiros, sendo 59 sentados, com espaço reservado para cadeirantes. Ele está equipado com seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. As câmeras permitem que o motorista veja pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança e garantindo mais conforto na viagem. Cada veículo elétrico deixa de emitir 110 toneladas por ano de CO2.