Emater organiza coleta sustentável de embalagens de defensivos agrícolas

Produtores rurais já podem começar a juntar recipientes para descartá-los durante a ação. Iniciativa busca estimular devolução adequada dos materiais pelos agricultores do município (Foto: Emater)

Produtores rurais do município de Goianápolis e região já podem começar a guardar embalagens vazias de defensivos agrícolas para descartá-las corretamente durante o Recebimento Itinerante, no dia 07 de julho, entre 9h e 15h, no Parque de Exposições da Festa do Tomate. O evento é organizado em parceria pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Prefeitura de Goianápolis e Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), para estimular a coleta sustentável dos recipientes utilizados pelos agricultores. 

A ação conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que juntamente com a Emater ficará responsável pelo recebimento das embalagens e a mobilização dos produtores. Os materiais que forem retornados receberão um comprovante de devolução emitido pela Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa).

Daniele da Silva Lima, engenheira agrônoma da Emater e uma das organizadoras do evento, ressalta a importância da atividade. “As embalagens, depois de retornadas, serão transportadas para um local que serão tratadas de maneira adequada. Estamos divulgando o evento com antecedência, pois assim os produtores podem ir juntando os materiais. Dessa maneira, esses produtores contribuem muito com o meio ambiente”, conclui.

Logística reversa

O conjunto de procedimentos para recolher e dar encaminhamento de forma adequada a produtos e suas embalagens é conhecido como logística reversa. No Brasil, esse programa é executado também pelo Sistema Campo Limpo, que tem unidades espalhadas em todo o País, nas quais os produtores rurais podem devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas. A porção recebida pelo sistema é destinada para a reciclagem e pode voltar ao mercado em forma de novos galões plásticos.

Serviço
Recebimento Itinerante | Coleta de embalagens de defensivos agrícolas
Data: 07 de julho de 2021
Hora: 9h às 15h
Local: Parque de Exposições da Festa do Tomate
Endereço: Rua Vera Lúcia, Goianápolis – GO, 75170-000