OVG incentiva bolsistas a doarem sangue na Rede Hemo

Programa da OVG ajuda a criar cultura de doação entre jovens e abastecer estoques da Rede Hemo (Foto: Thalita Rodrigues/Idtech)

O Programa Universitário do Bem – Probem, do Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), iniciou o período de atividades do Banco de Oportunidades para os beneficiários. Com a reformulação do programa, a partir deste semestre, os estudantes poderão realizar doações de sangue e plaquetas e realizar o cadastro como doador de medula óssea em toda a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) para pontuar no Banco de Oportunidades.

Segundo a gerente de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho do ProBem, Jenyffer Estival Murça, o Banco de Oportunidades foi criado com o objetivo de integrar o estudante a ambientes de trabalho e também de aproximá-lo de ações sociais que devolvam para sociedade o engajamento cívico.

“Uma das missões da OVG é promover a assistência social junto às pessoas que mais precisam, neste sentido, o estudante é chamado para participar do Banco de Oportunidades, essa participação é um critério para que ele permaneça no Probem”, explica.

Jenyffer orienta que, para doações na Rede Hemo, os alunos devem acessar a Central de Informações do Bolsista, no site da OVG, selecionar Doação de Sangue, no Plano de Atividades do semestre, e realizar o agendamento na própria Central do Bolsista. O agendamento também deve ser feito no site do Hemocentro em: agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, para então se dirigir até o banco de sangue na data e horário agendados para realizar a doação.

De acordo com a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, além de cumprir com a contrapartida do programa, os estudantes são convidados a refletir sobre a importância da doação de sangue e envolver outras pessoas próximas a se unirem a essa corrente do bem.

“Doar sangue, acima de tudo, é um gesto de amor pelo próximo. Desta forma, o incentivo realizado pela OVG aos estudantes é de suma importância, não só para abastecer os estoques atuais do Hemocentro, mas também uma forma de se criar uma cultura de doação entre esse público, que na maioria é jovem”, enfatiza a diretora.

Quem pode doar

Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Serviço:

Onde doar – Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Rede Hemo no interior do Estado: Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Quando doar – De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.