Audiência vai debater instalação de Unidade de Tratamento de Resíduos em Gameleira de Goiás

Para participar e acessar a área de transmissão do evento, fazer perguntas escritas ou orais ou para enviar perguntas escritas de forma antecipada, os interessados deverão realizar sua inscrição no site www.somaambiental.com.br/audienciapublica

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza no dia 17 de março, às 18h, uma consulta pública para debater o projeto de instalação da Unidade de Tratamento e Valorização de Resíduos (UTVR), de Gameleira de Goiás. Na ocasião, além das discussões sobre a proposta, os participantes poderão enviar contribuições acerca do Aterro Sanitário e Industrial Classe 06.

Segundo conta a titular da Semad, Andréa Vulcanis, a análise preliminar da viabilidade para emissão da Licença Prévia foi concluída, o que permite a realização da audiência pública que tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do produto em análise, dirimindo dúvidas e recolhendo dos participantes as críticas e sugestões a respeito. Todos os procedimentos para a realização da audiência pública seguem conforme Instrução Normativa nº 06/2020 – Semad.

Para evitar aglomerações e riscos de contágio a audiência pública será realizada de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, com transmissão ao vivo a partir das 18 horas e previsão de encerramento às 22 horas. As atividades presenciais serão realizadas no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Avenida 3, Quadra 03-A, n° 414, em Gameleira de Goiás.

Para participar e acessar a área de transmissão do evento, fazer perguntas escritas ou orais ou para enviar perguntas escritas de forma antecipada, os interessados deverão realizar sua inscrição no site www.somaambiental.com.br/audienciapublica.

A inscrição para perguntas orais só poderá ser realizada no dia do evento. Ao se cadastrar o participante receberá um link para acesso ao aplicativo Zoom, que estará acessível na data e horário da Audiência.

Aspectos Técnicos

De acordo com o projeto a UTVR terá vida útil mínima de 20 anos e capacidade para recebimento de 310 toneladas/dia de resíduos urbanos (não perigosos), 20 toneladas/dia de resíduos perigosos e 200 toneladas/dia de resíduos inertes (construção civil). A expectativa é que a unidade consiga receber e dispor adequadamente resíduos de municípios localizados em um raio de 70 quilômetros do empreendimento.

As trincheiras (área de disposição) de resíduos urbanos não perigosos serão impermeabilizadas com geomembrana PEAD instalada sob uma camada de argila compactada de 40cm de espessura para impedir a contaminação da água subterrânea. O percolado (chorume) será drenado, armazenado e tratado em um reator evaporador, cujo combustível é o próprio gás metano que será gerado no aterro.

Os resíduos perigosos – lâmpadas fluorescentes, embalagens contaminadas com óleo automotivo, resto de tintas e solventes, pilhas e baterias, entre outros –, serão dispostos em trincheiras com sistema de impermeabilização composto por quatro camadas. São elas: geocomposto bentônico, duas camadas de geomembrana de PEAD de 2 mm de espessura e uma camada de 25 cm de solo argiloso compactado para a proteção.

Além disso, entre as geomembranas será instalado um dreno testemunha para a detecção de vazamentos. As trincheiras de resíduos perigosos serão cobertas por um galpão, evitando expor os resíduos aos agentes externos.

O regulamento da audiência e os estudos estão disponíveis no site da Semad e podem ser acessados pelos links abaixo: