“Esporte é uma porta imensa de oportunidades”, diz Gracinha Caiado na inauguração da Estação Cidadania

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, primeira-dama Gracinha Caiado, na inauguração da Estação Cidadania Reismar de Almeida Lopes (Viola), em Senador Canedo: estrutura contará com equipamentos multiuso para identificar talentos e formar atletas (Foto: Hegon Correa)

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, participou, nesta quinta-feira (17), da inauguração da Estação Cidadania Reismar de Almeida Lopes (Viola), em Senador Canedo. Acompanhada do ministro da Cidadania, João Roma, e do prefeito do município, Fernando Pellozo, ela reafirmou o compromisso do governador Ronaldo Caiado com o esporte como “a melhor forma” de garantir futuro à juventude.

“A prática esportiva sempre foi prioridade do Governo de Goiás. Sabemos que o esporte é uma porta imensa de oportunidades, especialmente para os mais carentes e em situação de vulnerabilidade. Por meio do esporte, mantemos nossos jovens longe do mundo da criminalidade e das drogas. Promovemos a tolerância e o respeito, o espírito de equipe, a disciplina e a inclusão social”, completou Gracinha Caiado.

O Governo de Goiás está investindo quase R$ 7 milhões em kits de materiais esportivos que serão distribuídos a todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. Além disso, no último ano, o programa Pró-Atleta recebeu um investimento de R$ 3,3 milhões, o maior do programa até então, e hoje concede 600 bolsas para atletas de rendimento em Goiás. Outra iniciativa do governo estadual é o Construindo Campeões, projeto criado em 2019 que oferece aulas e todo o material para a prática de karatê, judô, wrestling, taekwondo e jiu-jitsu para crianças e adolescentes de 33 municípios do Estado.

A estrutura do Estação Cidadania, localizada no Jardim Todos os Santos III, em Senador Canedo, conta com mais de 1,7 mil m², deve atender mais de 700 jovens e vai ampliar a oferta de equipamento público esportivo, além de incentivar a prática de atividades físicas em bairros de maior vulnerabilidade social. “Cada pessoa tem seus próprios talentos e vocações. O que muitas vezes falta é a oportunidade de fazer valer essa aptidão e desenvolver as habilidades certas. Um futuro digno começa com oportunidades e quando um governo cria oportunidades e faz com que cheguem a quem mais precisa, neste momento, eu acredito que o governo esteja cumprindo de fato o seu papel”, defendeu a primeira-dama.

A construção da estação é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Senador Canedo e faz parte do Programa do Centro de Iniciação ao Esporte do Governo Federal (CIE), em parceria com o Governo de Goiás. “Precisamos estar de mãos dadas por todos os brasileiros, em um único caminho. Quem sabe, no futuro, um desses jovens aqui de Senador Canedo traz uma medalha para o Brasil”, afirmou o ministro João Roma. A estrutura contará com equipamentos multiuso para identificar talentos e formar atletas. Além disso, as aulas disponibilizadas buscam estimular o desenvolvimento de atividades esportivas de alto rendimento.

Serão disponibilizadas no CIE aulas de voleibol, futsal, basquetebol, jiu-jitsu, karatê, voleibol adaptado, basquete adaptado, judô e kickboxing. “Tem muito atleta esperançoso de ter um lugar melhor para desempenhar suas atividades”, pontuou o prefeito Fernando Pellozo, que também destacou a importância das parcerias entre governos municipais, estaduais e federal. “Senador Canedo ganha muito tendo esse suporte do Estado e do Governo Federal. Desta forma, as obras chegam a quem precisa e a nossa população é beneficiada”, completou.

Vagas
Para participar das atividades esportivas, é necessário a inscrição na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Senador Canedo com documentos pessoais, comprovante de endereço e laudo médico. Para alunos menores de 18 anos também é preciso levar a documentação do responsável. As aulas são ministradas em vários pontos da cidade e, para as crianças, é necessário estar matriculado na escola para ter direito à vaga.

Presença
Também estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos, os deputados federais Delegado Waldir, João Campos, Francisco Júnior, Lucas Vergílio, Glaustin da Fokus, Major Vitor Hugo e Evair de Melo (Espírito Santo); deputados estaduais Cairo Salim, Júlio Pina, Sérgio Bravo, além de outras autoridades municipais, prefeitos e vereadores.