Emater apresenta balanço de atividades na Câmara Municipal de Iporá

Assessoria para elaboração de projetos de Crédito Rural foi um dos principais trabalhos executados na região. Aproximadamente R$ 13 milhões foram investidos em propriedades rurais por meio de linhas de financiamento

Profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estiveram, nesta semana, na Câmara Municipal de Iporá, para apresentar o relatório das atividades executadas em 2021 na região. O encontro anual faz parte da prestação de contas relativa ao convênio entre a instituição e o município, que são parceiras no desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar.

Segundo a coordenadora da Regional Caiapó da Emater, Daniella Garcia, um dos trabalhos em destaque foi a elaboração de projetos de Crédito Rural. O total de recursos aplicados em Iporá e cidades vizinhas foi de aproximadamente R$ 13 milhões, beneficiando 166 produtores rurais.

Além disso, a entidade foi responsável pela emissão de 120 Declarações de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento necessário para que os pequenos produtores tenham acesso às políticas de inclusão produtiva, como linhas de financiamento rural.

“Quero parabenizar a equipe. Eu sou prova viva disso, já fui parceiro da Emater. Tive bastante sucesso e fui muito bem tratado pela Emater naquela época”, afirmou o vereador Marinho da Mata durante a sessão.

“Fico muito feliz em saber que o nosso município e região pode contar com vocês”, acrescentou a vereadora Viviane Specian. Ela destacou ainda que a agência leva qualidade para a vida dos produtores integrantes do segmento rural familiar.

Além da coordenadora regional Daniella Garcia, estiveram presentes pela Emater os técnicos Wellinton José de Sousa, Fausto Pacheco Braz e Waldirene Gomes Borges. A solenidade contou ainda com a presença de Maria Eliane, representando o Banco do Brasil, uma das principais instituições financeiras parceiras da Emater e responsáveis pela operacionalização de Crédito Rural.

Confira a sessão completa: