Crer realiza mutirão de atendimentos para pessoa com deficiência auditiva

Profissional avalia paciente durante o mutirão de atendimentos multidisciplinares do Crer (Foto: Rafaela Bernardes/ Agir)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, no sábado (19), um mutirão de atendimentos voltados a pessoas com deficiência auditiva. Encaminhados pela regulação estadual, mais de 40 pacientes passaram por consultas com equipe multidisciplinar de especialistas da unidade do Governo de Goiás.

“A ação atendeu pacientes regulados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para primeiro atendimento e início do tratamento especializado no Crer. O plano terapêutico desses pacientes inclui a dispensação de aparelhos auditivos, serviço ofertado pelo hospital, juntamente com todo o tratamento multidisciplinar voltado à reabilitação da pessoa com deficiência auditiva”, explicou a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thais Nasser.

Otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e assistente social, entre outros profissionais, realizaram os atendimentos aos pacientes, que foram submetidos a uma avaliação global para definição do Plano Terapêutico Singular (PTS), além de pré-moldagem e teste do Aparelho de Ampliação Sonora Individual (AASI).

Lucilene Maria Alves de Oliveira, de 52 anos, sofre com a perda auditiva desde criança. Com a piora do quadro, a paciente procurou por atendimento médico. “Demorei muito para procurar ajuda, mas, agora que estou com problemas de audição nos dois ouvidos, cheguei ao meu limite. Gostei demais de ter sido encaminhada para tratamento no Crer. O atendimento é muito humanizado e os profissionais são muito competentes e atenciosos. Finalmente, vou conseguir escutar”, disse.

Para Maria Hosana Pereira e Correia, da cidade de Orizona, no interior do Estado, o aparelho auditivo significará mais independência e qualidade de vida. “Tenho perda auditiva bilateral e, por conta disso, minha vida tem ficado mais difícil. Não vejo a hora de finalizar meu tratamento e ter o aparelho que vai me ajudar a ouvir. Estava ansiosa por esse tratamento no Crer.”

Com foco em dar celeridade ao atendimento de novos pacientes com deficiência auditiva regulados para atendimento no Crer, mais mutirões com este perfil serão realizados. Habilitado para o Serviço de Atenção a Saúde Auditiva desde dezembro de 2005, até o momento, o Crer já dispensou mais de 45 mil aparelhos auditivos aos seus pacientes.