Em Trindade, governo inaugura nova sede da Central de Flagrantes
Na segunda agenda do dia, em Trindade, nesta segunda-feira (21), o governador Ronaldo Caiado inaugurou o novo prédio da Central Geral de Flagrantes e da 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP). “Podem ter certeza que nós vamos transformar a segurança pública, com estruturas que consolidam o bom atendimento dos policiais à toda população”, assegurou o chefe do Executivo.
A Central de Flagrantes já funcionava dentro do 1º DP, que ficava em outra área e atendia só algumas cidades específicas durante o plantão. A partir de agora, a DDP e a Central continuam funcionando juntas, porém em um novo local, que abrigava uma escola e foi reformado.
Dessa forma, a Central de Flagrantes passa a atender ocorrências das 20 cidades que fazem parte da regional de Trindade. O governador destacou que, a exemplo do que houve na saúde, vai promover a regionalização dos serviços nesta área, “para que os moradores possam viver com dignidade”.
A área total do terreno, onde funcionava a escola, foi doada à Polícia Civil e compreende 6.627 m². “Foram várias entregas neste formato de parcerias, cada uma contribuindo para um bem maior, em benefício da população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, destacando que a fórmula está dando certo. “Já estamos colhendo os resultados: reduções históricas de violência em Goiás”, completou.
O prédio reformado conta com 1.087 m², sendo 943 m² ocupados pela Central de Flagrantes e 144 m² pela delegacia. Com a reserva, ainda, de um espaço de 42 m² para construção de celas. “Hoje temos uma unidade digna”, afirmou o delegado-Geral, Alexandre Pinto Lourenço. “A dinâmica do Estado vem se mostrando cada vez mais eficiente, percebendo que era possível, foi feita a readequação predial desta unidade, que seguirá prestando relevantes serviços, agora pelas mãos da Polícia Civil”, justificou.
Juiz de direito do Fórum da comarca, Luciomar Fernandes elogiou a preocupação do governador com a qualidade do serviço prestado à população: “A polícia, seja militar ou civil, é a primeira autoridade que tem contato com o problema. Uma vez viciado esse primeiro contato, todo restante da persecução penal é viciada”. Já a deputada federal e líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados, Flávia Morais destacou os avanços implementados na área pela atual gestão. “A segurança pública, sem dúvidas, mudou com o governo de Ronaldo Caiado”.