Divulgada lista das 200 ideias inovadoras aprovadas na 1ª fase do Centelha 2

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta segunda-feira, dia 21, os projetos aprovados na fase 1 (Ideias Inovadoras) do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadoras, o Programa Centelha 2. Das 451 ideias inovadoras submetidas, 200 foram selecionadas nesta etapa, que seguem agora para a segunda fase da Chamada Pública, a fase de Projeto de Empreendimento.

Vinte e seis municípios goianos tiveram ideias aprovadas nesta fase, atingindo as cinco mesorregiões do Estado. São 124 ideias de Goiânia, 22 de Anápolis, 15 de Rio Verde, 5 de Aparecida de Goiânia, 4 de Jataí, 3 de Itumbiara. Catalão, Goianésia, Hidrolândia, Inhumas, Jaraguá, Morrinhos e Senador Canedo com dois projetos, cada.  Já os municípios de Água Limpa, Alto Paraíso de Goiás, Bela Vista de Goiás, Ceres, Corumbá de Goiás, Formosa, Goianira, Goiás, Itaberaí, Luziânia, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos e Uruaçu, cada um com uma proposta apresentada.

Com relação à formação acadêmica, 59,5% das ideias inovadoras aprovadas partiram de pessoas com pós-graduação, 32,5% ensino superior e 8% ensino médio ou técnico, sendo a maioria com idades entre 31 a 40 anos (70 pessoas), 25 a 30 anos (42 pessoas), 41 a 50 anos (39 pessoas), 18 a 24 anos (23 pessoas), 51 a 60 anos (18 pessoas), de 61 a 70 anos (seis pessoas) e duas pessoas com idades acima de 70 anos.

CENTELHA- FAPEG 2

Sobre o estágio de desenvolvimento das ideias, 61 estão em fase de protótipos testados, 62 em protótipos conceituais, 36 estão no campo das ideias, 22 em comercialização pioneira e 19 com protótipos finalizados. Agronegócio foi o setor mais procurado para aplicação das ideias aprovadas, com 63 propostas; seguido de Saúde e Bem-Estar, com 47; Social, 40; Comércio e Varejo, 36.

Os principais destaques temáticos das propostas de negócios foram em Tecnologia Social (18,5%), TI e Telecom (13,5%), Biologia e Genética (12,5%), Inteligência Artificial e Machine Learning (12%) e Química e Novos Materiais (10%).

Segunda etapa

O período para submissão das propostas da Fase 2, Projetos de Empreendimento, começa nesta terça-feira, 22 de fevereiro, e vai até o dia 11 de março. Será classificatória e vai selecionar até 100 projetos para a terceira e última etapa – Projetos de Fomento. A nota obtida na segunda fase comporá a nota final do projeto. Nesta segunda fase, o participante deve elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio. O proponente vai apresentar a equipe, o produto, a tecnologia, o potencial de mercado, capital e gestão, detalhando as propostas submetidas na etapa anterior, agora com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.

CENTELHA- FAPEG 2

Serão avaliados critérios como: Potencial de inovação, onde serão considerados aspectos como fornecimento de valor do produto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas; Potencial de Mercado serão avaliados o tamanho, abrangência e tendências e por fim, o Fator de Risco, que serão julgados os investimentos necessários, a capacidade técnica e gerencial da equipe e o modelo de negócio.

Ao final das três etapas previstas, serão selecionados até 50 projetos de inovação em fase inicial, quer seja em estágio de ideação ou prototipação que poderão receber até R$ 60 mil, em forma de subvenção econômica, além de capacitações, mentorias, suporte e possibilidade de bolsas para que sejam alavancados e recebam um impulso para que surja um novo empreendimento. Outros 25 projetos serão classificados e considerados suplentes.

Centelha 2

O Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – é executado em Goiás pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI, o Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.