Bolsa Estudo do Governo de Goiás movimenta R$ 800 mil mensais na região de Rio Verde

Cada aluno recebe um cartão com créditos de R$ 100, por mês letivo, para custeio de suas despesas conforme sua necessidade (Foto: Seduc)

O programa Bolsa Estudo está movimentando mais de R$ 800 mil por mês na região de Rio Verde, no Sudoeste goiano. Instituída pelo Governo de Goiás para incentivar os alunos do ensino médio da rede pública estadual, a Bolsa Estudo foi entregue para 8.179 estudantes nos municípios de Rio Verde, Castelândia, Santo Antônio e Montividiu.

Os recursos do programa vão movimentar, até o mês de dezembro deste ano, mais de R$ 8 milhões nas localidades que integram a jurisdição da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde.

Cada aluno recebe um cartão com créditos de R$ 100, por mês letivo, para custeio de suas despesas conforme sua necessidade. O objetivo da Bolsa Estudo é combater a evasão escolar, incentivar a permanência na escola e promover o interesse pelos estudos.

Segundo Patrícia Coutinho, superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), o programa se justifica no sentido de auxiliar as famílias na frequência do estudante em sala de aula. “Muitos alunos, da 3ª série do ensino médio, principalmente, deixaram de frequentar as escolas para auxiliarem suas famílias financeiramente, em especial no período da pandemia de coronavírus”, explica a superintendente da Seduc.

Taissa da Silva, de 17 anos de idade, aluna da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Do Sol, em Rio Verde, recebeu o seu cartão Bolsa Estudo e afirma que já está utilizando o benefício: “Ajuda muito em nossas despesas do dia a dia e, além disso, nos incentiva na frequência e a estudar mais para tirar notas cada vez mais altas”, diz a estudante.

Taissa atende aos critérios para recebimento do cartão, como a frequência escolar mensal mínima de 75% em todas as disciplinas e êxito na média escolar, a cada bimestre, de nota 6.

Para a gestora do colégio Dol Sol, Eliene Sene, a Bolsa Estudo é um dinheiro público muito bem investido, exatamente por incentivar a presença do estudante na escola. “O programa também promove a disciplina no ambiente escolar, o que nos auxilia bastante a manter o processo de ensino e aprendizagem”, destaca.

Alcance do programa
O programa Bolsa Estudo atende a 218 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual. Concedido por meio de lei, o programa tem previsão para funcionamento até o ano de 2023, com 10 parcelas por ano, de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. Para custear a Bolsa Estudo, o Governo de Goiás utiliza verbas do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). O investimento total é de R$ 279 milhões.