Educação: Regional de Porangatu recebe R$ 31 milhões em investimentos

Os investimentos feitos pelo Governo de Goiás nas escolas e colégios da rede estadual, a partir de 2019, foram um dos principais temas abordados pela secretária Fátima Gavioli na terça-feira (22), em Porangatu, durante mais uma edição do Projeto Seduc Itinerante.

O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal da cidade e contou com as presenças de estudantes, professores, gestores escolares, coordenadores regionais, vereadores, secretários municipais de educação e prefeitos de vários municípios da região.

De acordo com Fátima Gavioli, somente na Regional de Porangatu, o governo estadual investiu mais de R$ 31 milhões para recuperar e melhorar a infraestrutura das unidades escolares, compra de equipamentos para uso administrativo, didático e pedagógico; implantação de laboratórios de Ciências e Informática, além da distribuição de uniformes, kits de materiais escolares, mochilas, carteiras escolares, entre vários outros benefícios.

A secretária também comentou sobre o projeto Seduc Itinerante, que leva uma parte da Secretaria de Educação até os municípios para atendimentos aos prefeitos, vereadores e a comunidade escolar. “Existem muitas demandas nos municípios e nossa equipe técnica está preparada para atender a todos que nos procuram, principalmente com questões na parte pedagógica e de estrutura física”, disse ela.

Alfa Mais Goiás

Fátima Gavioli também falou sobre a importância da adesão dos municípios ao programa Alfa Mais Goiás, uma iniciativa do governo estadual para garantir a alfabetização na idade certa. Ela destacou ainda as ações com foco no combate à evasão escolar, como a criação do Bolsa Estudo que repassa mensalmente R$ 100 para todos os alunos do Ensino Médio. “No Ensino Fundamental, as taxas de evasão eram menores que 4.0% e hoje estão sob controle”, completou.

Para o coordenador regional de Educação de Porangatu, Ângelo Marcos de Souza o Alfa Mais Goiás é uma iniciativa fundamental de apoio e suporte aos municípios, especialmente no cenário pós-pandemia. “Nossas crianças ficaram praticamente dois anos em casa, sem ir às escolas”, acrescentou.

Sobre os investimentos feitos nas instituições de ensino sob a responsabilidade de sua Regional, Ângelo frisou que é a primeira vez que os Conselhos Escolares recebem um volume tão grande de recursos para promover as melhorias necessárias. Conforme ele, somente os uniformes e tênis beneficiaram mais de 5.300 estudantes na região.

A vice-prefeita de Trombas, Pollyana Narciso, que representou o prefeito ‘Prego’ no evento, também fez questão de lembrar que é a primeira vez que a região recebe uma atenção tão grande do Governo de Goiás. “Com a pandemia, não tem sido fácil para os municípios resolverem os seus problemas. Então a mão estendida do poder público estadual chegou em muito boa hora nas áreas social e educacional”, completou.

Demandas locais

Vanuza Valadares, prefeita de Porangatu, agradeceu os mais de R$ 18 milhões destinados somente para a área da educação na Regional. Segundo ela, é importante lembrar que esses recursos ficam na região, ajudam a criar novos empregos e a movimentar a economia local.

O prefeito Alisson Oliveira, de Formoso de Goiás, reforçou que mais do que nunca os municípios precisam do apoio e das parcerias com o Governo de Goiás para resolver as demandas da população em diferentes áreas.

Circuito de Gestão Goiano

Na sede da Coordenação Regional de Educação, a secretária de Educação participou da abertura da Formação Presencial Circuito de Gestão Goiano – Supoae/Sugear, direcionado aos gestores escolares, coordenadores e tutores pedagógicos das instituições de ensino vinculadas à CRE.

Na oportunidade, ela confirmou a realização de concurso público com a abertura de mais de 5 mil vagas para professores e explicou que o Governo de Goiás pretende pagar o novo Piso Salarial a partir do dia 1º de fevereiro para 14.500 professores. Segundo ela, por agora, mais que isso é impossível, pois a folha de pagamento consome a maior parte do orçamento da Secretaria de Educação. “Dos R$ 6, 9 bilhões aprovados pela Assembleia Legislativa, a folha alcança R$ 4,1 bilhões. O restante é que nos sobra para administrar toda a rede”, justificou.

Fátima Gavioli aproveitou o encontro para pedir empenho dos gestores escolares e tutores pedagógicos para cumprir as metas pactuadas com o Instituto Unibanco para 2022. No Ensino Médio, a média esperada é de 4.89 e no Ensino Fundamental é de 5.55. “Até então o nosso trabalho esteve focado na correção do fluxo e atingimos a meta estabelecida para Goiás. Agora o foco precisa ser com a aprendizagem, onde precisamos muito avançar”, conclui Fátima Gavioli.