Metrobus vai operar com frota normal no Carnaval

No feriado prolongado, empresa funciona com a frota habitual de dias úteis, mesmo com o fechamento de parte das atividades do comércio (Foto: Metrobus)

Durante o feriado de Carnaval, os ônibus da Metrobus vão operar normalmente em Goiânia e nas extensões em Trindade, Goianira e Senador Canedo. Neste período, a circulação será com a frota habitual de dias úteis, mesmo com o fechamento de parte das atividades do comércio.

Será aplicada a mesma lógica de 2021, quando a operação foi normal. No sábado (26) e domingo (27) serão cumpridas tabelas de fim de semana como vem ocorrendo habitualmente. Na segunda (28), a operação será com 100% da frota, assim como na quarta-feira, 2 de março. Na terça-feira, (1º), o cronograma será de domingo.

“Os passageiros não precisam alterar sua rotina no carnaval porque o funcionamento da nossa planilha de operação nas linhas do Eixo Anhanguera não vai sofrer nenhuma alteração”, confirma o gerente de Transportes da Metrobus, João de Castro Torres.

Mesmo com a proibição de festas de carnaval de rua em Goiânia e em várias cidades do Estado, a operação completa da frota da Metrobus neste período é também uma medida para evitar aglomerações nos terminais e estações em combate à pandemia do coronavírus.

Elétrico

Os testes com o ônibus elétrico também seguem no feriado de Carnaval. No sábado, o veículo circula na parte da manhã em Trindade, seguindo a programação da semana. Já no domingo, o carro fica na garagem da Metrobus para treinamento interno.

A partir de segunda-feira, o elétrico inicia mais uma semana de programação em Senador Canedo. Desde o dia 17 de janeiro, a Metrobus vem realizando uma série de testes com o veículo em suas extensões, com o objetivo de renovar sua frota. A previsão é de começar as receber as primeiras unidades no segundo semestre.

Esse período de avaliação é uma oportunidade para verificar a autonomia do veículo, tempo de carregamento, custo da operação, fazer treinamentos internos e conhecer os eventuais desafios de uma frota elétrica. Ao todo, serão mais de 100 novos ônibus para substituir a atual frota da Metrobus, composta por 86 unidades.