Alunos da rede estadual são destaques em aprovações do Sisu

Após a divulgação dos resultados do Sisu 2022 (Sistema Unificado de Seleção), na terça-feira (22), centenas de ex-alunos da rede estadual celebraram o ingresso em algumas das principais instituições públicas de ensino superior do País.

Cleiton Augusto Campos Cruz, de 17 anos, é um dos jovens que concluíram a 3ª série do ensino médio no final do ano passado e que, agora, ingressam na universidade. Aluno do Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, em Goiânia, Cleiton conquistou o 1º lugar entre os candidatos oriundos de escolas públicas, no curso de Geografia, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Eu sonhei demais com esse resultado”, conta o estudante, feliz por ingressar em uma das universidades mais conceituadas do estado. Ele conta que, inicialmente, desejava estudar Direito, mas, após orientação da família e dos professores, abraçou a oportunidade de cursar uma licenciatura.

“É como meu pai sempre diz: o arqueiro sempre mira mais alto para acertar o alvo.  O importante é não desistir”, alega o estudante, que, agora, dividirá a universidade com o pai, que faz Biblioteconomia, e com a mãe, que cursa Matemática.

Quem também se abriu para novas possibilidades foi Gabriel Araújo Silva, aprovado para o curso de Ciências Contábeis na UFG. Aluno egresso do Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart, Gabriel conta que os professores foram parte fundamental na escolha de investir nos estudos e, consequentemente, no seu futuro.

“Na verdade, comecei a me ver na faculdade de Ciências Contábeis há pouco mais de 3 meses. Eu estava muito empolgado com o resultado, quando saiu eu comecei a sorrir e chorar ao mesmo tempo de alegria”, conta o jovem, que se preparou assistindo aulas no YouTube e realizando questões das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A jornada pelo sonho

Os ex-alunos da rede estadual que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores também se destacaram nessa edição do Enem. Eles representam os jovens que terminam a Educação Básica e que não desistem de alcançar o sonho de ingresso no Ensino Superior.

Entre esses jovens está Matheus Henrique de Lima Cordeiro, aprovado para o curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Ex-aluno do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Feliciano Ferreira, Matheus se tornou motivo de orgulho para a comunidade escolar que, desde 2017, acompanha a jornada do menino em busca do sonho.

“Ele é um aluno egresso da nossa escola, concluiu o Ensino Médio em 2017 e entrou em Fisioterapia na época. Um tempo depois, ele pediu a orientação dos nossos professores para organizar sua rotina de estudos e obter o resultado desejado: a aprovação em Medicina”, relembra, orgulhoso, o gestor do Cepi.

Segundo Antônio Carlos, o acompanhamento faz parte do componente curricular de Projeto de Vida e tem auxiliado os jovens a focarem nos seus objetivos.
“No dia a dia fazemos esse acompanhamento, prestando consultoria para a inscrição e auxiliando os estudantes que têm dificuldade com os editais e prazos do Enem e de outras provas. Tudo isso é parte do projeto de vida, esse componente curricular essencial para o autoconhecimento e desenvolvimento do estudante”, destaca Antônio Carlos. Para ele, o resultado desse trabalho está nas 15 aprovações de alunos do Cepi José Feliciano Ferreira em universidades públicas de Jataí, Goiânia e Uberlândia.

O apoio da equipe escolar também foi um diferencial na vida da jovem Amanda Jhenyfer Silva Santos, que concluiu o Ensino Médio no Cepi Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia. Concluinte do ano de 2019, a jovem lembra saudosa dos ensinamentos dos professores.

“Eu estudei no Cepi Nova Cidade em 2019, ano em que ele se tornou Cepi, e foi o ano em que eu mais acreditei em mim, que eu mais acreditei que eu era capaz em função do auxílio da escola. A escola mostrou que eu era capaz e foi incrível”, recorda a jovem, recém-aprovada em Engenharia Civil na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de Educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos participantes do Enem. Os participantes são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a média de notas obtida na edição mais recente do Enem.