Carnaval: confira como fica o funcionamento das unidades de saúde do Estado

Assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência. Na foto, fachada do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) (Foto: Reprodução)

Os hospitais da rede pública estadual de Goiás funcionam em regime de plantão neste sábado (26), no domingo (27), no ponto facultativo de segunda-feira (28), na terça-feira (1º) e na quarta-feira de Cinzas (02). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência. Outros serviços adotam escalas assistenciais próprias, de acordo com cada realidade.

Assim, vão funcionar normalmente os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia; Heapa, em Aparecida de Goiânia; Herso, em Santa Helena de Goiás; Heana, em Anápolis; Heelj, em Pirenópolis, Heja, em Jaraguá; Hospital São Marcos, em Itumbiara; e HEJ, em Jataí.

Os hospitais estaduais de Luziânia, Formosa, São Luís de Montes Belos, Trindade e o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, também funcionarão com serviços de urgência sem interrupção da assistência.

No HDT e Condomínio Solidariedade, em Goiânia, na segunda-feira (28) e terça-feira (1º), os colaboradores administrativos e assistenciais que não trabalham nos setores de atendimento contínuo serão liberados. Na quarta-feira (02/03), o expediente será normal.

No HGG, também na capital, não haverá atendimento ambulatorial na segunda-feira (28) e terça-feira (1º). O funcionamento do ambulatório retornará na quarta-feira (02), após às 14 horas. Permanece normal, durante o feriado, o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos.

O Crer, em Goiânia, atenderá normalmente na segunda-feira (28) e na quarta-feira (02), após às 12 horas, para os agendamentos de terapias, consultas e exames. O cuidado aos pacientes internados segue sem interrupções. A unidade não oferece atendimento de urgência e emergência.

Outros serviços
O Hemocentro Coordenador funcionará no sábado (26), das 8 às 12 horas; na segunda-feira (28), das 8 às 18 horas, fechando apenas na terça-feira (1º), e retornando com o atendimento normal na quarta-feira (02). No interior, as unidades estarão fechadas no sábado (26) e na terça-feira (1°), mas funcionarão normalmente na segunda-feira (28), das 8 às 18 horas.

O Centro Estadual de Orientações e Informações em Saúde (Cori) não funcionará no feriado e retoma os atendimentos na quarta-feira (02), das 7 às 19 horas, por meio do telefone (62) 3201-3973 ou pelo Chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

As Policlínicas Estaduais da Região Nordeste, em Posse; da Região São Patrício, em Goianésia; e da Região Sudoeste, em Quirinópolis suspenderão os atendimentos entre sábado (26) e terça-feira (1º) e retornarão na quarta-feira (02), a partir das 8 horas.

O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na quarta-feira (02), a partir das 14 horas.

A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 62 3201-6097 ou 62 3201 6025.

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e Covid-19 todos os dias, das 8 às 16 horas. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na próxima semana.