Mães de Goiás chega a mais 18 mil beneficiárias em fevereiro

Mulheres beneficiadas pelo programa Mães de Goiás recebem os cartões, em Trindade

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), entregou no mês de fevereiro 18.206 cartões do Mães de Goiás em 72 cidades goianas. Ao todo, 80 mil benefícios já foram distribuídos desde o início do programa, em setembro do ano passado.

Até o final de março, 100 mil mães em situação de vulnerabilidade social com filhos de 0 a 6 anos de idade no Estado receberão o cartão com o valor de R$ 250, creditado mensalmente. Quando o programa atingir sua capacidade plena, serão R$ 25 milhões investidos todos os meses pelo Governo de Goiás e distribuídos nos 246 municípios do Estado.

“O propósito é dar às crianças condições para desenvolverem a sua capacidade cognitiva, numa fase onde essa habilidade está em formação, para chegarem à escola bem preparadas para o aprendizado. Com esse recurso, as mães garantem que seus filhos tenham alimentação adequada para que cresçam com saúde”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Quando recebem o cartão, as beneficiárias são orientadas a efetuar o desbloqueio e já têm o dinheiro em conta para ser utilizado. Alana Silva, de Trindade, tem uma criança de dois anos e disse estar aliviada por saber que pode contar com o valor todo mês. “Vai melhorar muito a alimentação lá em casa”, comemorou. É o que também afirmou Géssica Borges da Silva, de Terezópolis de Goiás. “Vai ajudar bastante para comprar comida e remédio”.

Jarina Firmino Diniz, de Aparecida de Goiânia, destacou as dificuldades trazidas pela pandemia e como o valor depositado no cartão vai ajudar neste momento. “Estava passando necessidades e o cartão veio na melhor hora”, compartilhou a mãe de dois filhos.

Com o valor recebido todo mês, as mães podem adquirir alimentos e remédios nos supermercados e estabelecimentos das cidades onde moram que são credenciados pela GoiásFomento. Desta forma, o programa também ajuda a fomentar a economia local, gerando renda para comerciantes.