Campanha da Fraternidade: Caiado destaca transformação social pela Educação

O governador Ronaldo Caiado durante a abertura da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2022, tema abordado é “Fraternidade e Educação Foto: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta Quarta-feira de Cinzas (02), da abertura da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A solenidade ocorreu no Auditório da Área IV da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, e consolidou o lançamento do tema proposto para 2022: “Fraternidade e Educação”. A data marca ainda o início do período da quaresma para os católicos.

Com o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade, conforme a CNBB, é promover o diálogo sobre educação humanizada. Esta é a terceira vez que a iniciativa dedica-se à temática educacional, assunto escolhido anteriormente em 1982 e 1998. Em 2022, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo papa Francisco. A campanha prossegue até o domingo de Páscoa.

O governador Ronaldo Caiado falou sobre a relevância da abordagem. “Tem a ver com a meta principal do nosso governo”, declarou ao mencionar que busca uma transformação social via oportunidades na área. “A educação é uma colheita a longo prazo, mas estamos plantando uma semente que vai dar frutos muito positivos. Vamos mudar essa geração”, completou.

“A Campanha da Fraternidade tem a capacidade de atingir vários segmentos em todo o país e em Goiás. O lema é exatamente aquilo que estamos praticando para trazer uma motivação para que os jovens não desistam da escola”, concluiu.

O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros e Silva, fez uma conclamação à comunidade eclesiástica, educadores e gestores. “Conclamo a criar espaços de diálogos e de parcerias a fim de que todos se comprometam com uma educação que promova a pessoa humana e, portanto, uma sociedade justa, solidária e fraterna”, reforçou.

Para a CNBB, a perspectiva adotada nesta Campanha da Fraternidade compreende a educação não apenas como um ato de escolarização, mas um processo comunitário que envolve diversas esferas. “A busca de soluções precisa envolver ainda mais as famílias, as instituições de ensino e a sociedade como um todo”, pontuou o sacerdote.

Educação de Excelência
Coerente com a linha de reflexão adotada, o governador Ronaldo Caiado defendeu a educação como alternativa para transformar a realidade social e destacou os esforços para consolidar a educação pública em Goiás como um serviço de excelência ao cidadão, com recorde histórico de R$ 3,2 bilhões investidos.

“A educação é uma ferramenta tão forte, modificadora e revolucionária que só as pessoas que tiveram acesso na hora certa entendem a revolução que fizeram na sua família e também para a sua comunidade, para seu Estado e para o mundo”, defendeu o governador. Ele ponderou que pauta suas ações por meios de escuta direta da população, atua para reduzir a criminalidade no ambiente escolar e faz “reformas substantivas” com medidas para promover dignidade e garantir a permanência dos estudantes.

Desde o início de seu mandato, o governador quitou dívidas em atraso deixadas por gestões anteriores na Educação, promoveu a reestruturação e modernização de escolas, bem como a valorização de professores e profissionais que atuam no setor.

Além disso, foram criados programas e iniciativas como o Bolsa Estudo, que concede auxílio mensal aos alunos do ensino médio no valor de R$ 100, Alfamais Goiás, Equipar, Reformar, Reformar+, laboratório de informática, física, biologia e robótica.

O Governo de Goiás promoveu a expansão do número de escolas em tempo integral, aumentou a verba destinada à merenda escolar e distribuiu computadores portáteis, mochilas e uniformes.