Bombeiros goianos que atuaram na tragédia em Petrópolis retornam a Goiás

A missão começou no dia 19 de fevereiro e contou com quatro bombeiros militares da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores (Foto: SSP-GO)

Após 10 dias de missão, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) que trabalhou em apoio a população de Petrópolis, no Rio de Janeiro, atingida por fortes enchentes e deslizamentos de terra, voltou a Goiás, nesta quarta-feira (2/03). A missão começou no dia 19 de fevereiro e contou com quatro bombeiros militares da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores.

A equipe foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros do Rio e Janeiro (CBMRJ) e se juntou a outras equipes de todo país que estavam no local. Com o auxílio dos cães, que possuem treinamento específico para a busca de pessoas, a força tarefa, da qual os bombeiros goianos fizeram parte, chegou a localizar 97 vítimas nas áreas de trabalho.

Solidariedade

Os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. “Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho (MG) em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, informou o Capitão Higor Mendonça, Comandante da 2ª CIBM.

Além do auxílio às buscas na tragédia em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás já atuou em diversas outras situações de desastres, em apoio a outras unidades da federação. A mais recente, a Operação SOS Bahia, realizada em dezembro de 2021. Na ocasião, oito militares da corporação atuaram no estado, que foi assolado por enchentes e alagamentos, que deixaram mais de 70 municípios em situação de emergência.

O governador elogiou o empenho dos militares que, segundo ele, dão grande exemplo para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. Já o titular da SSP-GO destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos. “Não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais alta envergadura”, ressaltou.