Reforço na segurança e planejamento garantem feriado sem fugas no sistema prisional
Servidores da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realizaram 874 revistas (estrutural e em celas) em unidades prisionais do Estado durante o feriado de Carnaval – de sexta-feira (25/02) a quarta-feira (02/03). Foram empenhados mais de 750 policiais fora do serviço ordinário (hora extra), além dos plantonistas, para garantir a segurança dos presídios.
Também foram realizadas 235 ações de patrulhamento no entorno dos estabelecimentos prisionais, com abordagem a veículos e pessoas. Essa medida resultou no flagrante de 27 tentativas de arremesso de materiais ilícitos para dentro dos presídios, além de apreensões de equipamentos de uso não permitido dentro das unidades.
Diretor-geral da DGAP, Josimar Pires explica que o êxito obtido durante o período de feriado é resultado de dois fatores: o planejamento, realizado com antecedência pelas equipes de segurança, e o esforço dos agentes. “Os servidores têm feito um esforço muito grande de antecipação de crises. Essas revistas, abordagens e patrulhamentos (interno e externo) evitaram fugas ou qualquer intercorrência mais grave.”
Para garantir esse reforço no efetivo, a DGAP liberou recursos suplementares no valor de R$ 490 mil para o pagamento de horas extras aos policiais.
Principais ações
Efetivo extraordinário empenhado: 754
(servidores escalados durante todas as operações no feriado)
Ocorrências Registros
Arremesso de materiais ilícitos: 27
Revista estrutural: 711
Revista geral – revista em celas : 163
Patrulhamento: 235
Apoio tático ordinário: 134
Abordagem à veículo: 5
Abordagem para averiguação de suspeito: 2