Estações elevatórias beneficiam mais de 4 mil moradores de Aparecida de Goiânia

As unidades Bonança e Chácara São Pedro serão responsáveis por bombear para o tratamento na ETE Santo Antônio cerca de três milhões de litros de esgoto por dia (Foto: Arquivo/Secom-GO)

Mais de quatro mil moradores de Aparecida de Goiânia poderão contar com os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, a partir deste mês. Com a conclusão das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) Bonança e Chácara São Pedro, será possível atender cerca de mil imóveis nos bairros Jardim Mont Serrat, Cruzeiro do Sul e Chácara São Pedro, que terão seus efluentes conduzidos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio para o devido tratamento.

As estações elevatórias de esgoto desempenham um papel importante nos locais com desnível de solo, pois têm a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade. O sistema de coleta do esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No entanto, em situações em que a topografia do local não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno, é necessária a utilização de elevatórias.

Funcionamento

As unidades são formadas por poço de sucção, bombas, válvulas, geradores, equipamentos elétricos e, ainda, equipamentos complementares ao sistema, que servem como barreiras contra resíduos sólidos, como grades, cestos e peneiras. As unidades Bonança e Chácara São Pedro serão responsáveis por bombear para o tratamento na ETE Santo Antônio cerca de três milhões de litros de esgoto por dia.

“Para a instalação destas unidades sempre é levada em consideração a preservação do meio ambiente, pois o mecanismo viabiliza a coleta e condução de locais onde não seria possível o serviço pelo método tradicional de rede coletora”, explica o gerente de Engenharia da BRK em Goiás, Christian Fonseca. As obras foram executadas pela BRK, empresa subdelegada pela Saneago para os serviços de esgotamento sanitário no município.

“O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas à falta de saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada”, ressalta a coordenadora de Operação e Manutenção em Aparecida de Goiânia, Débora Muniz.