Seduc e DPE firmam parceria para retomada do projeto Defensoria nas Escolas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) firmaram termos de doação de 136 equipamentos de Informática e de 17 itens de mobiliário para a rede pública estadual de ensino, durante reunião na última quinta-feira (3). O encontro marcou, ainda, a renovação do termo de cooperação para a implementação do projeto Defensoria nas Escolas, destinado aos estudantes do ensino fundamental.
“Eu estive aqui há uns dois anos, quando tivemos uma reunião extremamente proveitosa na qual nasceu esse projeto tão brilhante que é o Defensoria nas Escolas. Eu queria dizer que vocês fazem a diferença nas famílias e nas escolas por onde têm passado representando a Defensoria”, relembrou a secretária da Educação, enaltecendo a parceria firmada em 2019 para a implantação do projeto Defensoria nas Escolas.
Com a renovação do termo de cooperação para a continuidade do projeto, o programa deve voltar a atender professores e servidores das escolas públicas de ensino médio do Estado de Goiás, neste ano letivo de 2022, levando informações sobre a Defensoria Pública e noções de cidadania, direitos e deveres.
Sobre essa atuação nas escolas, o defensor Público-Geral, Domilson Rabelo, destacou que o ambiente escolar é rico na gestão de demandas e na possibilidade de desenvolvimento de ações em prol das crianças, das famílias e de toda a sociedade.
Em sua fala, ele também enfatizou o papel da DPE-GO na defesa dos direitos dos cidadãos e redução das desigualdades sociais e afirmou que é por meio de parcerias, sobretudo com a Educação, que esse trabalho consegue ser concretizado.
“A gente entende que um estado democrático, uma sociedade mais justa e solidária, se constrói dentro de alguns pilares. E talvez o pilar mais forte, mais sólido e mais verdadeiro é o pilar que fortalece a Educação”, concluiu Domilson Rabelo.
Na ocasião, a secretária Fátima Gavioli também falou sobre a relevância da doação dos bens para o atendimento das áreas administrativas das escolas da rede estadual de Educação. Somadas, as doações dos microcomputadores, monitores, armários, bancos e mesas totalizam R$ 125.953,01.
“A Defensoria, ao trocar o seu mobiliário, entregou para a Seduc aquilo que, para eles, era considerado inservível, mas que, para a Secretaria, serviu e muito. As Escolas Família-Agrícola (EFAs) e as escolas que têm convênios estão recebendo esses equipamentos, isso sem falar na parte administrativas das demais escolas. Eu quero agradecer e dizer que esse exemplo deve se expandir porque tudo aquilo que para você pode ser inservível serve para ajudar a educar muitas crianças nesse país”, destacou a secretária, convidando outros órgãos a fazerem o mesmo em prol da Educação goiana.