Recém-nascidos internados em UTIs precisam de doação de leite materno

Renata Leles: “Precisamos de leite materno para recém-nascidos que estão internados nas UTIs neonatais” (Foto: Marilane Correntino)

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) tem apresentado uma queda no estoque e, atualmente, conta com apenas 120 litros. Como a demanda na unidade é muito alta, essa quantidade é preocupante. A necessidade é de cerca de 300 a 400 litros, para trabalhar com segurança. A coordenadora do BLH, Renata Leles, pede a todas as mães que estejam amamentando que se tornem doadoras e contribuam com os estoques da unidade. 

“Houve uma queda acentuada em nossos estoques e precisamos da doação de leite materno para salvar os recém-nascidos que estão internados nas UTIs neonatais. Quem puder doar nos procure. Não precisa nem sair de casa, nós buscamos esse leite”, diz a coordenadora.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. É rico em água, proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas e minerais. Já está comprovado que bebês prematuros que se alimentam de leite humano, num período de privação da amamentação em suas mães, têm mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável. 

Solidariedade
Doar leite materno é um gesto que salva vidas. Um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Para realizar as doações, as mães precisam seguir algumas exigências, como apresentar exame de pré-natal que comprove ausência de doenças infectocontagiosas, não serem fumantes, nem usuárias de drogas ou de bebidas alcoólicas. A doadora também não pode ter recebido sangue nos últimos seis meses, nem fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação e, consequentemente, à doação.

As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 e solicitar a coleta em sua residência.