Fapeg participa do Mutirão Governo de Goiás neste fim de semana

O diferencial é a forma de amplificar o material genético do vírus, que é feita em temperatura constante e em um microchip (Foto: divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) estará presente no Mutirão Governo de Goiás, neste sábado e domingo (12 e 13) promovendo pesquisas sobre mulheres, e, pela primeira vez, levando para a população o teste molecular rápido para Covid-19, resultado de uma pesquisa que contou com fomento da Fundação. O evento será no estacionamento do Shopping Portal Sul, na divisa entre Goiânia e Aparecida de Goiânia

Na tarde de sábado (12), serão realizados, gratuitamente, 200 testes de diagnóstico molecular rápido para Covid-19. Conhecido como RT-LAMP, a técnica é empregada para amplificação do RNA do vírus, assim como a técnica do exame considerado padrão-ouro no diagnóstico de Covid-19, o RT-PCR. O diferencial é a forma de amplificar o material genético do vírus, que é feita em temperatura constante e em um microchip.

Com mais sensibilidade que o processo da tradicional de PCR, a metodologia é capaz de detectar a presença do RNA do vírus no estágio inicial da doença. O resultado sai, em média, após 30 minutos. Os testes assim como a pesquisa são liderados pela pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gabriela Duarte.

Este estudo, realizado pela Gabriela e equipe, foi selecionado em uma convocação de projetos científicos promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Fapeg, no início da pandemia de Covid-19, em 2020. Outros 12 projetos foram selecionados e foi investido um total de R$1,2 milhão para contribuir com estudos no combate ao coronavírus.

Pesquisas com mulheres
Com o objetivo de aproximar a ciência da população, a Fapeg vai contar com a participação da equipe do Projeto Empodera – Meninas Cientistas, do IFG de Uruçu, que também recebe o apoio da Fundação. As mulheres presentes no Mutirão serão convidadas a responderem a duas pesquisas científicas: uma sobre os caminhos para o protagonismo feminino; e outra sobre saúde menstrual. O objetivo é compreender as realidades individuais e coletivas das meninas e mulheres de Goiás.

Este projeto faz parte de um termo de cooperação técnica assinado entre a Fapeg e o IFG para implementação de ações, com a concessão de bolsas, que tem como objetivo promover a popularização da ciência por intermédio de ações de extensão que possibilitem o empoderamento, em diferentes áreas do conhecimento, por parte de meninas e mulheres.

O intuito da Fapeg no Mutirão Governo de Goiás é aproximar cada vez mais a ciência da comunidade, mostrando como as pesquisas realizadas com fomento da Fundação acontecem, e oportunizar o acesso ao que é gerado dentro das instituições de ensino e na Fapeg.

Horário
Mutirão Governo de Goiás tem início às 8 horas de sábado, dia 12, e segue até as 16 horas. No domingo, dia 13, o evento acontece das 8 às 12 horas. Quem comparecer ao estacionamento do Shopping Portal Sul, na GO-040, Região Sudoeste de Goiânia, vai encontrar diversas atividades gratuitas. Isso garante assistência com comodidade aos moradores, que muitas vezes não podem ir às repartições públicas durante a semana. A expectativa é atender 100 mil pessoas da capital e de Aparecida de Goiânia, já que a estrutura será montada na divisa dos municípios.