História em HQ beneficiada pela Lei Aldir Blanc é lançada nesta sexta (11)

A proposta foi contemplada pelo edital de Letras, que previa, entre outras coisas, a publicação e distribuição gratuita de 200 livros para os alunos do ensino médio (Foto: Secult)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO), investiu, em 2021, cerca de R$50 milhões no setor cultural goiano por meio da Lei Aldir Blanc (LAB). Um dos  2444 projetos contemplados foi a história em quadrinhos (HQ) “Os Guardiões da Crux”, escrita por Marcella Andrade. O primeiro capítulo do livro será lançado nesta sexta-feira (11/3), a partir das 18h, na Livraria Palavrear, localizada no Setor Universitário.

A escritora foi beneficiada pelo edital de Projetos de Letras (N.º 13/2021), que previa o repasse de R$20 mil para a publicação de um livro inédito. Como contrapartida social, Marcella Andrade irá distribuir gratuitamente 200 livros para os alunos do Colégio Estadual CEP II Coração de Jesus, situado no Setor Aeroviário, em Goiânia. Na ocasião, ela irá realizar também um workshop para falar do processo de criação dos personagens e da narrativa da história, que trabalha o folclore nacional.

Lei Aldir Blanc

Em 2021, a Secult contemplou, por meio da LAB, 2444 propostas de diversas áreas, como Teatro, Dança, Circo, Letras, Gastronomia, Audiovisual, Quilombolas, entre outros. Goiânia foi a cidade que mais teve artistas beneficiados, com 756 projetos aprovados no estado.
A Lei foi criada em junho de 2020 para atender o setor cultural brasileiro, um dos mais afetados pela pandemia e as medidas de segurança para conter o avanço da Covid-19.