Semana da mulher: HGG realiza mutirão de cirurgias ginecológicas

Além dos dois dias de mutirão, já foram realizados oito procedimentos no decorrer da semana em pacientes da unidade de saúde. O mutirão já é realizado há três anos

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta sexta-feira e no sábado (11 e 12), um mutirão de cirurgias ginecológicas, contemplando 25 pacientes, que passarão por procedimentos cirúrgicos de histerectomia, tratamento de incontinência urinária, tratamento de prolapso genital, cirurgias de plástica genital e cirurgias por vídeo. 

As atividades começaram nesta sexta-feira 11, às 7 horas, e conta com mais de 40 profissionais da saúde para sua concretização. Além dos dois dias de mutirão, já foram realizados oito procedimentos no decorrer da semana em pacientes da unidade de saúde. O mutirão já é realizado há três anos e tem o objetivo especial de valorizar as mulheres, além de diminuir o tempo de espera que elas enfrentam no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo o chefe do Serviço de Ginecologia do HGG, o médico Ricardo Mendonça Lucas, devido à pandemia do coronavírus, muitas cirurgias eletivas foram suspensas nos últimos dois anos e houve um aumento significativo na fila de espera.  “Queremos oferecer um tratamento digno para essas mulheres. Contamos com o HGG, que é um hospital extremamente preparado, que oferece todas as condições para que a gente faça esse projeto acontecer. Também contamos com o apoio das diretorias, que sempre se disponibilizam para ajudar”, explicou.

O médico ressalta que a organização do mutirão ocorre com antecedência mínima de dois meses, pois precisam preparar os pacientes e avaliar seus exames semanas, antes da realização das cirurgias. “Nossa equipe é muito grande. Contamos com vários profissionais da ginecologia, anestesia, enfermagem, além de médicos residentes. ”

Serviço
Semana da Mulher – Mutirão de Cirurgias Ginecológicas
Data: 11 e 12 de março
Horário: a partir das 7 horas
Local: Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG

Suzana Meira (texto e foto)/Idtech