Documentário “PJ Harvey – Um Cão Chamado Dinheiro” estreia no Cine Cultura

Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e está situado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia (Foto: Reprodução)

A estreia desta semana do Cine Cultura é o documentário PJ Harvey – Um Cão Chamado Dinheiro, do diretor Seamus Murphy. A produção traz os bastidores da gravação do álbum The Hope Six Demolition Project, feita em 2016, sobre a multitalentosa PJ Harvey e toda a jornada ao redor do mundo que a levou a compor seu novo disco.

O filme entra em cartaz nesta quinta-feira (17). Ainda na programação da sala, seguem em exibição os longas-metragens Deserto Particular, de Aly Muritiba, e A Felicidade das Pequenas Coisas, do diretor Pawo Choyning Dorji.

O roteiro de PJ Harvey – Um Cão Chamado Dinheiro é fruto de uma parceria entre a compositora e cantora PJ Harvey e o premiado fotógrafo Seamus Murphy. Em busca de experiências mais pessoais nos países sobre os quais ela desejava escrever, PJ acompanhou Murphy em algumas de suas viagens de trabalho pelo mundo. Foram juntos ao Afeganistão, ao Kosovo e a Washington. PJ coletou palavras e o diretor as imagens.

De volta a Londres, as palavras se transformaram em poemas, canções e, posteriormente, no álbum The Hope Six Demolition Project gravado, em 2016, por meio de uma arrojada experiência artística, na Somerset House. O público foi convidado a assistir, ao vivo, numa sala construída especialmente atrás de uma parede de vidro, a um processo de criação de cinco semanas, que se desenrolou tal qual uma escultura sonora. Murphy documentou a experiência com a mesma visão e mesmo acesso privativo de suas viagens. O resultado é uma jornada íntima pela inspiração, composição e gravação de um disco de PJ Harvey.

Seguem em cartaz
O filme A Felicidade das Pequenas Coisas traz um jovem professor butanês, Ugyen, que foge de suas obrigações enquanto planeja ir para a Austrália no intuito de se tornar cantor. Só que seus planos mudam quando ele é transferido para a escola mais remota do mundo, uma aldeia glacial do Himalaia chamada Lunana, para completar seu serviço. Embora pobres, os aldeões dão as boas-vindas ao seu novo professor, mas ele enfrenta a difícil tarefa de ensinar as crianças da aldeia contando com poucos recursos. Ugyen quer desistir e voltar para casa, mas começa a aprender sobre as dificuldades na vida das lindas crianças a que ensina e começa a ser transformado por meio da incrível força espiritual dos moradores.

Já no longa-metragem brasileiro Deserto Particular o destaque é para Daniel, um policial exemplar, que, por um deslize, acaba cometendo um erro que coloca sua carreira em risco. Sem enxergar um horizonte em Curitiba, ele parte em uma jornada à procura de Sara, a mulher com quem ele se relaciona virtualmente e por quem está apaixonado. Este encontro o transformará inteiramente e mudará o seu próprio destino.

Cine Cultura
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e está situado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia. O cinema segue todos os protocolos sanitários vigentes no momento. O público deve utilizar máscaras no interior do Centro Cultural Marietta Telles e, dentro da sala de cinema, que contará com álcool gel na entrada.

Para adquirir os ingressos, que estão disponíveis na bilheteria do cinema por R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia, é necessário apresentar certificado de vacinação contra a Covid-19.

Confira a programação de 17 a 23/03, todos os dias:
15h45 – Deserto Particular, direção de Aly Muritiba (14 anos)
18h20 – PJ Harvey – Um Cão Chamado Dinheiro, Seamus Murphy (12 anos)
20h10 – A Felicidade das Pequenas Coisas, do diretor Pawo Choyning Dorji (10 anos)