Biblioteca Pio Vargas disponibiliza livros para as pessoas em situação de rua
Levar a leitura para as pessoas que vivem em situação de rua, esse é o objetivo do projeto “Estante Literária – Pegue e Leve” criado pela Biblioteca Estadual Pio Vargas, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult GO). O móvel fica na área externa do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas, Keyla Faria, a ação foi pensada para promover visitas no local, uma vez que apenas 17% da população brasileira tem o hábito de frequentar esses ambientes, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2021. “Essa é uma forma que encontramos de levar a leitura para pessoas que moram na Praça Cívica, mas que não frequentam o espaço devido às convenções sociais” afirma Keyla.
Inicialmente, o objetivo era atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas a comunidade também tem aproveitado para pegar livros gratuitamente. “O projeto é um espaço democrático e recebe todas e todos que apreciam a leitura e muitas vezes não possuem biblioteca próximo de suas residências, ou não tem condições para comprar livros”, explica a coordenadora.
A ação teve início em dezembro de 2021 e desde então já disponibilizou 1278 livros que foram levados, principalmente, por moradores do Centro ou que passam pela Praça Cívica no caminho para o trabalho. Novos títulos são disponibilizados diariamente, atingindo todas as faixas etárias e diversas áreas do conhecimento.
O acervo da Estante Literária é formado a partir de doações que são recebidas pela Biblioteca Pio Vargas, localizada na Praça Cívica. Elas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.