Emater capacita extensionistas em oficina de conserva de broto de bambu
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou uma oficina de processamento de broto de bambu nesta quinta-feira (17), para extensionistas da instituição, na Agroindústria Escola, que fica no Complexo de Inovação Rural, em Goiânia. A ação conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e teve a participação de técnicas das Regionais Rio das Antas e Rio Paranaíba, que abrangem 45 municípios goianos.
O objetivo do treinamento é capacitar as extensionistas da Emater para que possam repassar o que foi aprendido aos agricultores familiares atendidos pela entidade. “Nossa turma de social é pequena, mas muito expressiva e proativa”, afirma a supervisora de Desenvolvimento Social da Emater, Janete da Rocha. Ela esclarece que apesar de inicialmente ter um público-alvo específico, todos terão a oportunidade de fazer o curso.
Para o instrutor da formação, o professor do Instituto de Ciência Biológicas da UFG e membro da Rede Bambu Goiás, Paulo Roberto Faria, a ideia é estruturar e fortalecer a cadeia produtiva de bambu, planta que pode ser utilizada na construção civil, arquitetura, artesanato e alimentação. “Não pode existir uma propriedade rural sem bambu, por causa de suas múltiplas funcionalidades”, declara.