Prazo para cadastro e recadastro no Passe Estudantil é prorrogado até 30 de junho

Passe Livre Estudantil dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino

Foi prorrogado para 30 de junho o período para cadastramento e recadastramento no Programa Passe Livre Estudantil (PLE) para o primeiro semestre de 2022. O prazo terminaria nesta terça-feira (22). A extensão se deu em razão do momento atípico do calendário escolar, afetado pela pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos.

Segundo o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Ricardo Gonçalves, a alteração atende às solicitações de várias instituições de ensino, cujo período das aulas não corresponde aos mesmos de anos anteriores.

“A UFG, por exemplo, ainda não concluiu o ano letivo de 2021. A matrícula para 2022 só vai iniciar em abril”. Ele alerta, porém, que os estudantes que já estão em atividade devem realizar o cadastramento ou renovação o quanto antes, para usufruírem do benefício.

Como fazer
Para alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. Com a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário fica pronto em 15 dias e um e-mail de confirmação é enviado a ele.

O estudante deve retirar o cartão na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição. A retirada depende de agendamento pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Em Anápolis, o estudante deverá procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela envie a solicitação à Urban. Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. É necessário levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.

Benefício
O Passe Livre Estudantil dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês, para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditado apenas o complemento das 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino.

A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Foto: Seds